Raça ultrablack dá início à seleção genômica
Registros da raça ultrablack aumentaram mais de 70% em 2022.
Veja também: Síndrome do intestino hemorrágico prejudica vacas leiteiras
Facebook Portal Agron; aqui você encontra todas as nossas matérias em um só lugar
O ano de 2023 começa com a rodagem da genômica na raça Ultrablack. Com apenas cinco anos de registros no país, a raça sintética já opera com seleção lastreada na ferramenta. O processo acompanha a genômica da Angus e é conduzido pela Associação Brasileira de Angus com base em um banco de dados multirracial de mais de 9 mil reprodutores genotipados.
Segundo o diretor técnico da entidade, Rogério Rotta Assis, o processo representa um salto consistente, assim como ocorreu com a Angus. A ideia é que, com o avanço de testes, a população genotipada aumente e, com ela, também se eleve a acurácia do processo. “É uma raça jovem, e o fato de já começar com possibilidade de avaliação genômica representa um estímulo para seu uso cada vez mais e melhor. Essa é uma ferramenta que está aí para ser utilizada e nos permite antecipar resultados e ter mais eficiência nas decisões tomadas”, pondera Assis.
Criadores de Ultrablack interessados em genotipar seus rebanhos devem acessar o sistema de envio de amostras para a genômica no site da Associação Brasileira de Angus e remeter o material pelo Correio para a sede em Porto Alegre (Largo Visconde do Cairu, 12 – Centro – Porto Alegre). O gerente de Fomento da Angus, Mateus Pivato, recomenda que o criador atente para o processo de coleta dos pelos do rabo dos animais de forma que a amostra carregue os bulbos situados na base do pelo. Amostras de sangue também podem ser utilizadas.
Assim que chega à associação, o material biológico é enviado à empresa de genotipagem, que leva cerca de 30 dias para concluir o processo. Uma semana depois, o Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo) disponibiliza ao criador os dados e as DEPs enriquecidas com os dados genômicos, que são processados pelo laboratório de bioinformática da Embrapa em Bagé (RS). O custo da genômica varia de acordo com as opções escolhidas pelo criador, ficando entre R$ 112,50 e R$ 273,00 por animal.
Pesquisador e chefe geral da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Cardoso, confia nos avanços rápidos da tecnologia para viabilizar a seleção de características de difícil mensuração, como resistência ao carrapato. “O grande benefício da Ultrablack é derivar de duas raças que já estão com trabalho genômico bem avançado. Afinal, 82% dos genes da Ultrablack vêm do Angus e, com isso, podemos usar todo o trabalho já construído”, disse Cardoso.
Segundo dados levantados pela Angus, os registros da Ultrablack aumentaram mais de 70% em 2022 e devem seguir trajetória ascendente. Atualmente, há 124 criadores registrando animais Ultrablack no Brasil, um total de 3.009 reprodutores com registros (provisórios e permanentes) emitidos.
Fonte: Datagro. Imagem principal: Depositphotos/Meramente ilustrativa.
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp (
clique aqui
), e no grupo do WhatsApp (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!












2 thoughts on “Raça ultrablack dá início à seleção genômica”