Raça Montana utiliza genômica para avaliar machos

Compartilhar

O uso da genômica é a grande novidade da avaliação dos machos Montana. “Os criadores da Associação Internacional de Criadores de Montana (AIC-MTN) trabalham há mais de duas décadas na seleção de animais compostos de alta qualidade genética que contribuem para o aumento da produtividade de rebanhos em todas as regiões do país. Nesse processo, são sempre incorporadas novas tecnologias. A genômica é uma importante ferramenta de seleção, que objetiva intensificar ainda mais a acurácia dos novos reprodutores da raça”, explica Gabriela Giacomini, superintendente técnica da AIC-MTN.

José Bento Sterman Ferraz, professor de Genética e Melhoramento Animal da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo – campus de Pirassununga (FZEA-USP), afirma que o Montana está sintonizado com os programas de seleção mais avançados do Brasil ao usar DEP genômica. “A genômica precisa ser bem compreendida para não ser considerada a solução de todos os problemas. Afinal, é uma metodologia auxiliar, que provoca importante adição de qualidade, ao corrigir eventuais erros de pedigree e adicionar uma nova fonte de informação, os efeitos dos marcadores moleculares. No caso do Montana, nós usamos um painel com 50 mil marcadores, sendo que cada um tem o seu efeito, ainda que pequeno, e a somatória desses efeitos dá o valor genômico do animal, o que pode alterar a classificação geral. Geneticamente, cada animal pode ter potencial maior ou menor do que os outros para transmitir genes para sua descendência. O grande impacto que a genômica traz às avaliações genéticas está na acurácia. As avaliações genéticas ou genômicas são expressas em predições, conhecidas como DEP – Diferença Esperada de Progênie. A acurácia das predições de touros jovens, ofertados ao mercado, normalmente é de 25% e 30%. Com a genômica, conseguimos acurácia de 45% ou mais, ou seja, semelhantes a touros que têm 15 a 20 filhos, isso é muito importante e o criador tem muito mais segurança no que comprou”.

“O aumento da acurácia nos ajuda muito na hora de escolher os touros de teste de progênie, touros de reposição e doadoras de embriões, diminuindo as incertezas e riscos. O nível de acerto passa a estar em outro patamar”, ressalta Gabriela. 

O Índice Montana, principal critério de seleção da raça, é composto por 20% para a DEP de peso ao desmame, 20% para ganho de peso pós-desmama, 30% para peso ao sobreano, 10% para perímetro escrotal e 20% para musculosidade.

Sobre a Associação Internacional de Criadores de Montana (AIC-MTN)

Anuncio congado imagem

A AIC-MTN foi criada oficialmente em 30 de setembro de 2020. A entidade começa seus trabalhos originados no Programa Montana, com oito associados envolvidos no melhoramento genético da raça. O plantel atual é 10 mil matrizes e são comercializados 800 touros com CEIP por ano. Os pecuaristas interessados em se filiar devem entrar em contato pelo e-mail contato@montana.org.br.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp ( clique aqui ), e no grupo do WhatsApp ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!