Montana Calidad produz carne de qualidade com base em seleção criteriosa e tecnologias avançadas

Compartilhar

Há quase 30 anos, o Montana Calidad, um dos fundadores do projeto Montana no Brasil, supera os desafios da pecuária para a produção de carne de qualidade. A escolha pelo composto deu-se pela busca por animais que pudessem atingir desempenho superior na região onde está localizada a propriedade, no Mato Grosso do Sul, próximo ao Pantanal. Lá, o calor impera e a ocorrência de chuva é baixa.

“No começo, enfrentamos um grande desafio, pois com o clima quente, a qualidade das pastagens era baixa. Sabemos que a questão nutricional é muito importante para a produtividade, por isso tivemos de pensar bem em qual raça apostar”, diz Geraldo Barbosa de Paiva, sócio-proprietário do Montana Calidad.

Segundo ele, “percebemos grande oportunidade no Montana pelas características dos animais da raça, como alta produtividade, precocidade sexual e qualidade do produto final”.

Apoiado no trabalho de melhoramento genético da Associação Internacional de Criadores de Montana (AIC-MTN), com assessoria de Gabriela Giacomini e dos geneticistas José Bento Sterman Ferraz e Joanir Eler Pereira, ambos da Universidade de São Paulo (USP) – campus de Pirassununga, o Montana Calidad lidera o sumário de touros da associação. Com isso, a fazenda atinge seus principais objetivos: produção de carne de qualidade, em menor tempo e com menores custos, além da venda de tourinhos e novilhas Montana.

“Os serviços oferecidos pela equipe de profissionais da associação têm papel fundamental em nossa evolução. A análise e o acompanhamento técnico nos ajudam a atender a um mercado cada vez mais exigente”, comenta Geraldo.

Anuncio congado imagem

Resultado da seleção criteriosa dos reprodutores, todos com Certificado Especial de Identificação e Produção (CEIP), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Calidad comercializa 27% dos machos como reprodutores, o que confere forte pressão na seleção.

O diretor do Montana Calidad vê excelentes perspectivas para a raça, com crescimento do núcleo de criadores e, consequentemente, da oferta de reprodutores. “O mercado reconhece cada vez mais o potencial de produção do gado Montana. Ele mantém o nível de desempenho em qualquer bioma e oferece qualidade diferenciada para o mercado”, finaliza Geraldo.

A Calidad Genética é um grande parceiro da associação do Montana, destaca a superintendente técnica da entidade, Gabriela Giacomini. “Trata-se de um criatório que coopera com a evolução da nossa raça. Nessa parceria, conseguimos oferecer ao mercado reprodutores e novilhas de excelência genética, com fertilidade, precocidade sexual, rendimento superior e acabamento de carcaça”.

Para auxiliar a constante evolução dos associados, a AIC-MTN faz uso das mais modernas ferramentas genéticas, como avaliação genética, genômica, acasalamento dirigido e ultrassonografia de carcaças para atender à uma pecuária cada vez mais competetiva.

Para mais informações, acesse: www.montana.org.br


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp ( clique aqui ), e no grupo do WhatsApp ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!