Problemas na safra 20/21, o que aprendemos?

Compartilhar

Felizmente mais uma safra se aproxima do fim, dando início a mais um ciclo produtivo. A safra 2020/2021 de soja nos ensinou a nunca subestimar as condições de clima e ambiente, sendo que diversas dificuldades foram observadas ao longo da safra em virtude da variabilidade climática e ambiental.

Contudo, o conhecimento e experiência técnica e de campo possibilitou que técnicos e produtores caminhassem para mais uma safra recorde, fazendo com que a soja desempenhe mais uma vez significativo papel econômico em diversas propriedades brasileiras.

Em uma pequena retrospectiva da safra, o Professor da UFPR e Supervisor do Grupo Supra Pesquisa Leandro Albrecht, lembra que dentre as adversidades encontradas na safra 2020/2021, podemos destacar períodos de seca dificultando a semeadura e implantação das lavouras no campo resultando no atraso de semeadura entre outros fatores. Dificuldades frente ao manejo e controle de plantas daninhas, pragas e doenças também foram observadas, principalmente sob condições climáticas adversas, tais como baixa radiação solar e elevada umidade relativa do ar.

Além de dificuldades no estabelecimento das lavouras, muitas regiões sofreram com condições inadequadas no período de colheita da soja, perdendo qualidade e quantidade de grãos em virtude de períodos de chuva. Em algumas regiões, tornou-se necessária a realizar a dessecação em pré-colheita da soja.

Contudo, em meio a tantas dificuldades e adversidades, grandes aprendizados enriqueceram o conhecimento de muitos técnicos e produtores, os preparando para a próxima safra. Ainda que o manejo de pragas, doenças e plantas daninhas tenha sido extremamente dificultoso na safra 2020/2021, para a próxima safra a experiência adquirida na safra 2020/2021, poderá auxiliar na obtenção de boas produtividades e maior rentabilidade da soja cultivada.

Anuncio congado imagem

Cabe destacar que desafios como o manejo de plantas daninhas resistentes a herbicidas e o abortamento de legumes da soja entre outros, ainda farão parte das próximas safras, entretanto, cabe a nós adequar o manejo da cultura a fim de melhor superar essas dificuldades.

Confira o vídeo abaixo com as dicas do Professor e Pesquisador Leandro Albrecht.

Por: Equipe Mais Soja.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp ( clique aqui ), e no grupo do WhatsApp ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!