Oportunidade para a agricultura do MS

Compartilhar

A agricultura de Mato Grosso do Sul, antes baseada no cultivo da soja e do milho, está ganhando um novo contorno com a diversificação. Além das culturas mencionadas já se destaca no estado o cultivo de eucalipto e de cana-de-açúcar. Em menor escala também se cultiva no estado a seringueira, o amendoim, o sorgo, o algodão, a mandioca e o feijão. Em condições experimentais a Embrapa está avaliando o cultivo do trigo e do grão-de-bico, visando disponibilizar tecnologias para essas culturas.

agricultura

Oportunidade para a agricultura

Dentre as culturas, o milho, cultivado principalmente após a colheita da soja, com a implantação das usinas de etanol a partir desse cereal, ganha destaque. As duas usinas que estão sendo instaladas em Dourados e Maracaju, deverão processar 3 milhões de toneladas de milho/ano.

Estima-se que no ano agrícola de 2021/22 serão colhidas em Mato Grosso do Sul, 11 milhões de t de milho. Assim, aproximadamente 30% do total da produção será consumido pela indústria de etanol. Considerando que Mato Grosso do Sul é um polo importante de criação de aves e suínos, que tem como base de sua alimentação o milho, este passa a ser um produto ainda mais importante para a economia do estado, pois ao ser transformado em proteína animal, etanol, óleo e DDG´S agrega valor e cria oportunidades. Cabe também destacar que o estado é um importante exportador de milho.

Considerando-se o novo cenário para a cultura do milho, pelas razões expostas, nos parece que cultivar milho será cada vez mais interessante para o agricultor de Mato Grosso do Sul. Esta possibilidade abre uma janela muito importante para agricultura do estado, pois poderá permitir a diversificação e/ou intensificação dos modelos de produção.

Anuncio congado imagem

Com a grande demanda, lei da oferta e procura, favorece o produtor de milho que, em função da maior demanda, poderá obter preços melhores e consequentemente maior lucratividade. Surge assim, a possibilidade de se cultivar milho no período de primavera/verão, em rotação com a soja, com isso, as duas culturas serão beneficiadas.

Uma das estratégias para assegurar a sustentabilidade da agricultura é a rotação de culturas, o cultivo do milho em rotação de culturas, especialmente se for consorciado com uma gramínea ou leguminosa, contribui de para a sustentabilidade do sistema de produção.

Gerar conhecimentos para assegurar a viabilidade do cultivo do milho frente a nova realidade, para atender a demanda interna, se constitui em uma oportunidade para as instituições de pesquisa e, por conseguinte uma demanda do setor produtivo para que este possa tomar decisões acertadas.

Em face da nova realidade em termos de consumo de milho no Mato Grosso do Sul, abre-se mais uma janela de oportunidades para os agricultores do estado.

Veja também: Brasil será líder mundial de produção de alimentos

Facebook Portal Agron

Fernando Mendes Lamas / Pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste.

Imagem principal: Depositphotos.

*Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!

*Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.

*Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!

*If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!

*We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.

*We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp ( clique aqui ), e no grupo do WhatsApp ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!