Digitalização é ponto fundamental para a evolução dos resultados do agronegócio brasileiro

Compartilhar

Importância das tecnologias no campo será tema de debate no CNMA 2021, em outubro

As mudanças ocasionadas no mundo, com a pandemia da Covid-19, exigiram algumas adaptações de processos, que passaram a utilizar cada vez mais a digitalização. Essa modificação também foi sentida pelo agronegócio, que passou a entender o uso de tecnologias como um fator de relevância para o crescimento do setor.

Esse movimento de digitalização será um dos motes dos debates da 6ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio – CNMA, que será promovida nos dias 25, 26 e 27 de outubro, em formato Digital Experience, com o tema “Digital & Agregação de Valor. A nova liderança no Agro”.

“Ao adotar tecnologias estamos maximizando a geração de valor em produtos e processos. E, neste cenário, a digitalização é mais do que um instrumento. Ela é conceito, essência e rumo ao mesmo tempo. Uma força única e fundamental para agregar valor ao ambiente econômico do novo agro”, explica a Show Manager do evento, Carolina Gama.

Para trazer mais informações sobre esse processo e quanto às vantagens que essas ferramentas oferecem ao segmento, a organização do CNMA convidou a CEO da Agrosmart, Mariana Vasconcelos, para encabeçar essa discussão, representando todas as mulheres que atuam no agronegócio, dedicadas à tecnologia e às melhorias que elas oferecem aos negócios do campo.

Anuncio congado imagem

“O agro precisa do digital para superar os obstáculos e conseguir alimentar as quase 10 bilhões de pessoas, previstas para habitarem o mundo até 2050. Elas são importantes para que o setor possa lidar com assuntos como mudanças climáticas e escassez de água, fazendo com que os produtores consigam atingir a meta de fornecer alimento ao mundo e, ao mesmo tempo, fazer isso de uma maneira mais sustentável”, afirma Vasconcelos.

Segundo ela, a digitalização oferece para o agronegócio a possibilidade de crescer, pois com os dados gerados pelas tecnologias, é possível ter uma operação mais competitiva. “Entender o que ocorre no campo nos permite agir de maneira mais precisa e, consequentemente, melhorar a operação, reduzindo recursos e aumentando a produção e a margem do produtor. A ideia é produzir mais com menos, a partir dos dados, ganhando com a rastreabilidade”, destaca Vasconcelos.

“Os dados se tornam uma grande oportunidade ao produtor, pois além de ter uma operação mais eficiente, com o uso deles, é possível agregar valor ao seu produto, conseguindo comercializá-lo com um preço melhor”, reforça.

Para Mariana, assim como em outros setores, o processo de adoção das novas tecnologias já vinha sendo implantado no campo, mas com a pandemia ele foi acelerado. “Quando comparamos com cinco anos atrás, podemos apontar um desenvolvimento, pois já assistimos muitos produtores utilizando alguma tecnologia digital na produção. Mas é fato de que essa mudança ainda é mais lenta do que o esperado. O agro precisa acelerar esse processo para permanecer competitivo”, afirma ela.

Nesse contexto, o Congresso debaterá não só como as novas tecnologias podem acrescentar ao dia a dia das atividades do campo, mas como os personagens do agro devem se preparar para adotar essas técnicas em suas ações. “Não basta apenas apontarmos a necessidade de implantar essa novidade ao cotidiano do setor, pois, na prática, precisamos revolucionar e redimensionar a infraestrutura de telecomunicações. Os sistemas devem estar preparados, bem como a mão-de-obra do mercado. Por isso entendemos ser fundamental trazer esse debate para o evento”, enfatiza Gama.

“Não dá pra ser agro sem ser digital. Os produtores que não adotarem as tecnologias não vão conseguir competir com aqueles que já as utilizam. A digitalização se tornou um assunto de total importância para o setor, por isso as mulheres do agro precisam estar atentas e envolvidas. Não só como produtoras, mas também como representantes de toda a cadeia, que precisa se alimentar desses dados para as tomadas de decisão”, finaliza Vasconcelos.

Quem se interessar por mais informações sobre o 6ª Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio – CNMA pode acessar o site: www.mulheresdoagro.com.br.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp ( clique aqui ), e no grupo do WhatsApp ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!