Consumo de calcário tem aumento nas lavouras

Compartilhar

Consumo de calcário avança 4,6% e sinaliza melhor cuidado com o solo.

Estatísticas apuradas pela Associação Brasileira dos Produtores de Calcário Agrícola (Abracal) apontam que o consumo de calcário no país teve uma alta de 4,6% entre os anos de 2019 e 2020. A expectativa da associação é que a aplicação do corretivo continue avançando, numa demonstração da preocupação do produtor rural com a qualidade do solo.

“A sinalização é que em 2021 teremos uma alta de 10%. Há um otimismo dos agricultores e pecuaristas, que, na busca pela produtividade do negócio, vêm percebendo a importância dos cuidados com o seu principal patrimônio, que é o solo da propriedade”, avalia João Bellato Júnior, presidente da Abracal.

Na visão da associação, a calagem ganha força como aliada na tecnologia empregada no campo. A calagem é a correção da acidez do solo pelo uso de produtos como o calcário.

Outro fator importante envolve a redução de custos, gerada pela prática planejada de manejo do solo. As mudanças climáticas influenciam nesse manejo, sendo o calcário um importante aliado na gestão dos recursos hídricos nos pontos de plantio e pasto.

Anuncio congado imagem

No ano passado, o agronegócio brasileiro empregou 45,3 milhões de toneladas de calcário, ante 43,3 milhões de toneladas em 2019. O levantamento é divulgado sempre no mês de abril. Dados coletados junto aos sete sindicatos regionais e aos órgãos do governo integram o estudo.

Bellato reforça a importância do acompanhamento técnico. Por falta de estrutura, parte dos produtores deixa de fazer análise de solo.

Consumo de calcário tem aumento nas lavouras

“O consumo ideal no Brasil estaria perto dos 70 milhões de toneladas. A correção do solo permite maior produtividade sem a necessidade de novas áreas de plantio”, afirma o presidente da Abracal.

Fonte: Abracal.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp ( clique aqui ), e no grupo do WhatsApp ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!