Bem-estar animal: muito além do conforto do rebanho
Além de proporcionar conforto ao rebanho, o bem-estar animal contribui para o aumento da produtividade, melhora dos índices zootécnicos e redução da mortalidade.
A relação entre a saúde e o bem-estar animal é amplamente reconhecida, bem como o impacto que o bem-estar pode gerar na produtividade animal. Diversas pesquisas apontam que níveis reduzidos de estresse são essenciais para evitar o comprometimento do sistema imunológico dos animais, que, por sua vez, afeta o seu desempenho e a suscetibilidade às doenças.
Adotar boas práticas para o cuidado com os animais já é uma realidade mundial e uma cobrança inclusive do mercado consumidor, que além de demandar a fundo informações sobre a origem dos alimentos que consome, quer conhecer e rastrear como o mesmo foi cuidado/cultivado. Falaremos mais sobre isso adiante.
Do lado dos pecuaristas, são extremamente perceptíveis as vantagens da prática no dia a dia e por isso a importância do gerenciamento desse quesito na fazenda. Não é à toa que andando hoje pelas propriedades é possível ver inúmeras estruturas e ações que visam um ambiente mais cômodo ao plantel.
Primeiros passos
Em um primeiro momento, é interessante entender como o bem-estar animal afeta a fazenda de gado de corte positivamente e buscar conhecimento sobre a área através de cursos e consultorias.
Em um segundo momento, é interessante revisar os fatores que podem estar afetando o bem-estar dos animais e listar as possíveis melhorias, tanto as que podem ter início imediato bem como, as futuras.
Confira a lista de alguns tópicos que valem ser verificados:
- fornecimento de alimentos e suplementação de qualidade e adequada para cada fase na qual os animais se encontram;
- manter os animais livres de doenças importantes seguindo o calendário de atividades (vacinas/vermífugos) e contar com o apoio de um médico veterinário de confiança;
- treinamento e capacitação do pessoal para que a lida e o transporte dos animais sejam realizados com menor estresse possível;
- realização de procedimentos de manejo de rotina aplicados corretamente;
- utilização de sistemas de gestão e softwares que gerenciem os indicadores e transformem as informações em decisões rápidas e assertivas.
Importância da interação humano × animal
São várias as evidências de que a qualidade da interação humano-animal tem importante papel na definição do bem-estar dos animais e na expressão de seus potenciais produtivos.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde Animal, dois dos princípios gerais para orientar as ações que levam em conta o bem-estar dos animais de produção dizem que:
- “O manejo deve promover uma relação positiva entre humanos e animais e não deve causar lesões, pânico, medo duradouro ou estresse evitável”
- “Proprietários e manejadores devem ter habilidades e conhecimentos suficientes para garantir que os animais sejam tratados de acordo com esses princípios”
Assim, é reforçada a importância da interação humano-animal no bem-estar dos animais de produção e, consequentemente, no estabelecimento de sistemas sustentáveis de produção pecuária.
Bem-estar: “o nome do jogo”
Segundo uma matéria recente publicada na Forbes, o bem-estar animal está entre as 10 mega tendências que vão revolucionar a cadeia produtiva da carne bovina. De acordo com a reportagem, “produzir respeitando o bem-estar animal ao longo de toda a cadeia será mandatório e nenhum elo poderá ficar de fora”.
Ainda é ressaltado que a propriedade, o transporte e o frigorífico serão exigidos a apresentarem certificados de produção com bem-estar animal.
Como já citado acima, a rastreabilidade – impulsionada pela expansão digital e pelos consumidores exigentes – será primordial para a aderência do mercado aos produtos pecuários. Assim, fatores como bem-estar animal, boas práticas produtivas e sustentabilidade serão temas chave para a aceitabilidade do mercado, fatores estes que, em contrapartida, eliminarão aqueles que não se adequarem à nova forma de consumir da população. Não dá para ficar de fora dessa onda, certo?
Escrito por Raquel Maria Cury Rodrigues, zootecnista pela UNESP de Botucatu e especialista em Gestão da Produção pela UFSCAR.
Referências:
- Andrioli M, Carvalhal M, Costa F, Costa MJRP. Efeitos da interação humano-animal no bem-estar de ruminantes leiteiros: Uma Revisão. Vet. e Zootec. 2020.; 27: 001-014.
- Hemsworth PH, Coleman GJ, Barnett JL. The effects of cognitive behavioral intervention on the attitude and behavior of stockpersons and the behavior and productivity of commercial dairy cows. J Anim Sci. 2002;80(1):68-78. doi: https://doi.org/10.2527/2002.80168x.
- Manage the welfare of all cattle. Meat & Livestock Australia, 2019. Disponível em: <https://mbfp.mla.com.au/herd-health-and-welfare/5-manage-the-welfare-of-all-cattle/#>. Acesso em 23/03/2022.
- Megatendências que vão revolucionar a cadeia produtiva da carne bovina. Forbes, 2022. Disponível em: <https://forbes.com.br/forbesagro/2022/02/10-megatendencias-que-vao-revolucionar-a-cadeia-produtiva-da-carne-bovina/>. Acesso em 23/03/2022.
- World Organisation for Animal Health – OIE. Terrestrial animal health code. Paris: OIE; 2019 [cited 2017 Jan 19]. Introduction to the recommendations for animal welfare [Internet]; sec. 7 (Animal Welfare), chap. 7.1, p. 1-4.
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp (
clique aqui
), e no grupo do WhatsApp (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!











