Veja o que causou o aumento na produção da indústria de MT
Biocombustíveis e alimentos contribuíram para aumento na produção da indústria de Mato Grosso.
Veja também: Você sabe o que está faltando para o setor da soja?
No acumulado desse ano, empresas mato-grossenses aumentaram 25,7% à produção industrial.
A produção de etanol, de biodiesel e de alimentos teve grande influência no saldo positivo da indústria estadual revelada pela Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e analisada pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt). No acumulado desse ano, as empresas mato-grossenses aumentaram 25,7% a produção industrial. Os dados mostram que o estado detém o maior índice entre as demais unidades da federação e maior até mesmo que a média nacional, que foi negativo em 1,1%.
De acordo com o gerente de Economia da Fiemt, Pedro Máximo, o resultado positivo de Mato Grosso foi impulsionado, principalmente, pelos setores de produtos alimentícios (carnes de bovinos congeladas, frescas ou refrigeradas, óleo de soja em bruto e tortas, bagaços, farelos e outros resíduos da extração do óleo de soja) e biocombustíveis (álcool combustível). “A produção de Mato Grosso foi assegurada graças a disponibilidade de área plantada de matéria-prima, além de um cenário de negócios propícios para novos investimentos”.
O presidente do Sindicato das Indústrias de Bioenergia de Mato Grosso (Sindalcool-MT), Silvio Rangel, ressalta que o índice de produção verificado reflete a retomada da competitividade do setor em comparação com o ano passado. “Em 2021, a seca e a geada prejudicaram a safra de cana-de-açúcar e o Brasil apresentou queda na produção de etanol. Consequentemente, os preços do biocombustível não se mantiveram competitivos frente à gasolina. Nesse ano, o preço ao consumidor final se manteve atrativo, estimulando o consumo”.
Indústria segue em crescimento e responde por 40% das exportações de Mato Grosso
A alta intensa observada também no comparativo de setembro deste ano com setembro de 2021, que pontuou com alta de 37,5%, é reflexo da recuperação de produção industrial frente ao baixo volume produzido no ano passado. No nacional, o saldo da produção do mês de setembro em relação ao mês de agosto apresentou retratação de 0,4%.
Além de Mato Grosso, o Ceará (3,7%), Pernambuco (2,0%) e Região Nordeste (0,6%) apresentaram bons resultados. Considerando somente o mês de setembro, na comparação com o mês anterior, a variação da produção industrial de Mato Grosso foi negativa em 0,4%.
Fonte: Datagro. Imagem principal: Depositphotos.
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp (
clique aqui
), e no grupo do WhatsApp (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!












One thought on “Veja o que causou o aumento na produção da indústria de MT”