Ferrugem asiática da soja aparecem em Mato Grosso e Paraná
Mato Grosso e Paraná apresentam os casos mais recentes de ocorrência de ferrugem asiática da soja.
Veja também: Análise climático e prognóstico para o Brasil em 2022
Atualizações do Consórcio Antiferrugem indicam aumento dos casos de ocorrência da ferrugem da soja (Phakopsora pachyrhizi) na safra 2021/2021 em comparação aos dados de dezembro de 2021. A ferrugem-asiática da soja é uma das doenças mais devastadoras e agressivas que acometem a cultura, podendo seus danos, causar perdas de produtividade de até 90% em cultivares suscetíveis, caso as devidas medidas de manejo e controle não sejam tomadas (Godoy et al., 2020).
Atualmente são 10 casos já confirmados da ocorrência da doença em território brasileiro, sendo um no estado de Minas Gerais, um no estado do Mato Grosso, um em Roraima, três no Paraná e quatro em São Paulo. O primeiro caso confirmado ocorreu em Alto Alegre – RR, 14/12/21; após, casos de ocorrência da ferrugem foram confirmados em Pilar do Sul (06/12/21), Itaberá (09/12/21), Piraju (14/12/21) e Monte Alegre (30/12/21), ambas, cidades do estado de São Paulo.
Casos também foram confirmados nos estados de Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso. No estado de Minas Gerais, o caso foi relatado na cidade de Uberlândia em 20/12/21. Já os estados de Paraná e Mato Grosso, se destacam pelos casos mais recentes de ocorrência da ferrugem-asiática, havendo casos relatados 04/01/2022 em Candói – PR e 06/01/22 em Primavera do Leste – MT. Além desses, anteriormente foram relatados casos nas cidades de Mariópolis (13/12/21) e Santana do Itararé (23/12/21), ambas no estado do Paraná.
No estado do Rio Grande do Sul, até o momento não há relatos da ocorrência de ferrugem-asiática em lavouras de soja, contudo, foi constatada a presença de esporos em Erechim (08/12/21) e a ferrugem em soja voluntária em Tupanciretã (17/12/21).

Cabe destacar que conforme recomendações do Comitê de Ação a Resistência a Fungicidas – FRAC, e levando em consideração a agressividade da ferrugem asiática da soja, todo o programa de manejo e controle da ferrugem deve ser inicializado de forma preventiva a ocorrência da doença. Dessa forma, fica o alerta aos agricultores que cultivam próximo as áreas constatadas com a presença da doença.
Referências:
CONSÓRCIO ANTIFERRUGEM: PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA NO COMBATE À FERRUGEM ASIÁTICA DA SOJA, 2021. Disponível em: < http://www.consorcioantiferrugem.net >, acesso em: 10/01/2022.
FRAC-BR. NOVAS RECOMENDAÇÕES PARA O MANEJO DA FERRUGEM ASIÁTICA DA SOJA. Comitê de Ação a Resistência a Fungicidas. Disponível em: < https://www.frac-br.org/soja >, acesso em: 10/01/2021.
GODOY, C. V. et al. EFICIÊNCIA DE FUNGICIDAS PARA O CONTROLE DA FERRUGEM-ASIÁTICA DA SOJA, Phakopsora pachyrhizi, NA SAFRA 2019/2020: RESULTADOS SUMARIZADOS DOS ENSAIOS COOPERATIVOS. Embrapa, Circular Técnica, n. 160, 2020. Disponível em: < https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/215288/1/CT-160-OL.pdf >, acesso em: 10/01/2022.
Fonte: Equipe Mais Soja. Por: Maurício Siqueira dos Santos. Imagem principal: Depositphotos/vvvisual(Вадим Полищук).
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp (
clique aqui
), e no grupo do WhatsApp (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!











