Agricultura natural está ganhando força no Brasil
Agricultura natural está ganhando força no Brasil. Produtividade natural, meio ambiente e consumidor final. Esse é o tripé da agricultura natural, que ganha força no Brasil. Uma agricultura que busca a máxima proteção e nutrição das plantas e para cultivos de alta produtividade, sem a utilização de agrotóxicos, mas com a mesma eficácia das moléculas químicas.
Veja também: Fabricantes devem recolher estoques remanescentes do Paraquate
Agricultura natural está ganhando força no Brasil
A ascensão desta agricultura está amplamente embasada em estudos e pesquisas. Levantamento da Business Inteligence Panel Safra 2019-20, realizado pela Spark Inteligência Estratégica e divulgado em 2020, aponta, por exemplo, que o mercado de produtos biológicos já movimenta cerca de R$ 930 milhões no Brasil, o que representa 2,5% do faturamento do mercado de proteção de cultivos.
Já um outro estudo, realizado pela Consultoria Blink Projetos Estratégicos com a CropLife, destaca que o mercado de biológicos deve chegar a R$ 3,7 bilhões no Brasil até o ano de 2030.
Os motivos desse sucesso são vários. Afinal, com soluções naturais de elevada tecnologia, o produtor rural amplia sensivelmente a sua rentabilidade, produzindo, de forma sustentável e dentro do contexto Integração Lavoura Floresta (ILF), cultivos com mais nutrientes e melhor qualidade. Já os consumidores finais, são beneficiados com o consumo de excelentes alimentos, sem resíduos tóxicos.
Dentro deste contexto, algumas soluções e técnicas promovem a total conexão entre produtor rural, meio ambiente e consumidor final e, por isso, merecem destaque, tais como biofertilização, prebióticos, probióticos e biocontrole.
Os projetos de biofertilização estimulam a fisiologia das plantas, ajudando-as a superar as fases de estresse abiótico e também possibilitando assertividade na colheita.
Outros aliados da agricultura natural, os prebióticos e probióticos auxiliam diretamente no solo, propiciando o aumento das qualidades organolépticas e nutricionais e também melhorando o manejo eficiente de água e nutrientes utilizados pela planta e fundamentais para as boas práticas produtivas. Ao intensificar uma consistente vida microbiana do solo, com prebióticos (alimento para microrganismos) e probióticos (microrganismos benéficos), favorecemos a importante interação planta-microrganismo.
A plena proteção da colheita, a segurança dos alimentos e o combate às pragas também devem ser reforçados dentro deste ecossistema. Para isso, o biocontrole é fundamental, já que auxilia de forma eficaz as lavouras a ficarem livres de pragas, doenças, ervas daninhas etc, concentrando todas as energias e recursos unicamente no potencial produtivo.
Nesse cenário, a Kimitec se destaca. Com foco em inovação e investigação, a empresa tem soluções inovadoras, como biopesticidas, bioestimulantes, prebióticos, probióticos e o único gel de micorriza ultraconcentrado do mercado produzido em condições estéreis, para diversos cultivos, como soja, milho, algodão, café, cana, melão, manga, uva, maçã e citrus, entre outros.
Os resultados comprovados pela empresa, em clientes com diversos perfis, tais como CERES, Itamar Bonetti o Felipe Santinato, entre outros, mostram que a agricultura natural é um caminho sem volta para o agronegócio brasileiro.
Afinal, somente com sustentabilidade, tecnologia de ponta, elevados índices produtivos e cultivos com altos níveis de nutrientes, é possível conquistar muitos mercados, ter uma produção de excelência e definitivamente ampliar a rentabilidade de forma consistente.
Fonte: Assessoria de imprensa Kimitec. Por: Eliara Nelisa Xavier Kon, Diretora de P&D Brasil da Kimitec.
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp (
clique aqui
), e no grupo do WhatsApp (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!












2 thoughts on “Agricultura natural está ganhando força no Brasil”