Raízes mudam de forma para ter acesso à água
Estudos mostram que raízes de plantas mudam de forma para ter acesso à água.
Veja também: Você sabe quais são os benefícios das culturas transgênicas?
Facebook Portal Agron; aqui você encontra todas as nossas matérias em um só lugar
Para maximizar a absorção de água e garantir a sobrevivência nas condições mais secas, as raízes das plantas adaptam sua forma. Quando perdem o contato com a água, as raízes das plantas interrompem a ramificação para economizar energia. Isso ajuda elas a sobreviverem em condições em que outras plantas pereceriam rapidamente.
Cientistas da Universidade de Nottingham descobriram uma nova maneira pela qual as plantas sentem a água, que eles apelidaram de “hidro-sinalização”. A descoberta, publicada na revista Science, mostra como o movimento dos hormônios vegetais está ligado às flutuações na disponibilidade de água.
As mudanças climáticas ampliaram o estresse hídrico das plantas à medida que os padrões pluviométricos se tornam mais irregulares e as culturas alimentadas pela chuva têm sido particularmente afetadas.
As raízes reduzem o impacto do estresse hídrico sobre as plantas, adaptando sua forma para garantir mais água. Entender esse mecanismo pode ajudar a melhorar nossa compreensão de como as plantas regulam o uso da água e, eventualmente, levar a culturas mais resistentes às consequências das mudanças climáticas, como as secas repentinas.
Usando imagens de raios-X, os pesquisadores descobriram que as raízes alteram sua forma em resposta à disponibilidade de umidade externa, ligando o movimento da água aos sinais hormonais das plantas que controlam a ramificação das raízes.
A pesquisa fornece informações críticas sobre os principais genes e processos que controlam a ramificação da raiz em resposta à disponibilidade limitada de água. Estas descobertas poderiam ajudar os cientistas a projetar abordagens para manipular a arquitetura radicular e melhorar a captação e o rendimento da água nas culturas.
“Quando as raízes estão em contato com a umidade, um sinal hormonal chave (auxina) se move para dentro com a água, desencadeando novos ramos radiculares”, explicou o Dr. Poonam Mehra.
“Entretanto, quando as raízes perdem contato com a umidade, elas dependem de fontes internas de água que mobilizam outro sinal hormonal (ABA) para o exterior, que atua para bloquear o movimento para dentro do sinal de ramificação. Este mecanismo simples, porém elegante, permite que as raízes das plantas afinem sua forma às condições locais e otimizem o forrageamento”, completa.
As mudanças climáticas já estão afetando a disponibilidade de água em muitas partes do mundo. Em resposta, os cientistas estão trabalhando no desenvolvimento de plantas que podem acessar águas sob condições variáveis.
Esta pesquisa é particularmente importante para países como o Brasil, onde as secas estão se tornando mais comuns devido às mudanças climáticas. As novas plantas seriam capazes de sobreviver a longos períodos sem chuva, aproveitando as reservas de água nas profundezas do solo.
O desenvolvimento dessas plantas pode ter um grande impacto na agricultura em regiões propensas à seca, ajudando a garantir a segurança alimentar diante das mudanças climáticas.
Fonte: Socientifica. Por: Elisson Amboni. Imagem principal: Depositphotos.
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp (
clique aqui
), e no grupo do WhatsApp (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!












One thought on “Raízes mudam de forma para ter acesso à água”