Tardígrados Concedem ‘Superpoderes’ Humanos!

Compartilhar

Proteínas derivadas de tardígrados conferem “superpoderes” a células humanas.

tardígrados

Facebook Portal Agron e os Grupos do Whatsapp Portal Agron 1,  Portal Agron 2 e Telegram Portal Agron mantém você atualizado com as melhores matérias sobre o agronegócio brasileiro.

Veja também: Conheça os Insetos com as Picadas Mais Perigosas do Mundo

Os tardígrados, pequenos organismos conhecidos por sua extrema resistência, também conhecidos como ursos-d’água, foram capazes de conceder temporariamente “superpoderes” a células humanas em um experimento in vitro realizado por pesquisadores da Universidade de Wyoming, nos Estados Unidos.

No experimento, os pesquisadores introduziram proteínas específicas dos tardígrados em células humanas, o que resultou na redução da atividade metabólica e na perda de grandes quantidades de água pelas células, aumentando assim sua capacidade de sobrevivência em situações de estresse. Os resultados do estudo foram publicados na revista Protein Science.

Anuncio congado imagem

A resistência dos tardígrados está relacionada à sua capacidade de entrar em um estado de latência, no qual perdem quase toda a água do organismo. Esse estado, conhecido como biostase, permite que os tardígrados sobrevivam a condições extremas, como grandes variações de temperatura, vácuo espacial e outros cenários adversos.

Durante a biostase, os tardígrados reduzem sua taxa metabólica para cerca de 0,01% e perdem até 99% da água presente em seus corpos. Esse estado de animação suspensa é possível devido à ativação de proteínas capazes de formar géis dentro das células, retardando todos os processos vitais, incluindo o envelhecimento.

Ao introduzir as proteínas dos tardígrados nas células humanas, os pesquisadores observaram que as células também formaram géis e retardaram o metabolismo, emulando assim as características dos tardígrados. Esse processo conferiu às células humanas maior resistência ao estresse, proporcionando-lhes algumas das habilidades únicas dos tardígrados.

Um aspecto fascinante desse experimento é que o processo parece ser reversível. Após a situação de estresse ser encerrada, os géis formados se dissolvem e as células humanas voltam ao seu funcionamento normal, com a mesma taxa metabólica anterior.

Os cientistas acreditam que essas descobertas podem abrir novas possibilidades de pesquisa para retardar o envelhecimento das células humanas e melhorar o armazenamento celular em laboratório. No futuro, técnicas baseadas nas proteínas dos tardígrados poderão ser desenvolvidas para preservar células humanas por longos períodos, sem a necessidade de refrigeração, o que também poderia aumentar a validade de medicamentos.

Fonte: Texto gerado por ChatGPT, um modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAI, com contribuições e correções adicionais do autor. Imagem principal: YouTube.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp ( clique aqui ), e no grupo do WhatsApp ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!