Mosca-branca: Tudo o que você precisa saber

Compartilhar

Identificação e danos da mosca-branca.

Mosca-branca

Agron Home

Veja também: Saiba aqui como controlar a mosca-branca

Diferente das moscas, as moscas-brancas pertencem à ordem Hemiptera e possuem dois pares de asas. São da família Aleyrodidae e já foram registradas cerca de 1.550 espécies de 160 gêneros diferentes.

Mas, dentre as várias espécies existentes, Bemisia tabaci se tornou alvo de preocupação por causar danos a uma grande variedade de culturas agrícolas de importância econômica, como feijão, algodão, cultura da soja e olerícolas.

Anuncio congado imagem

Por ser uma espécie com grande diversidade genética, a maioria dos pesquisadores considera que existam diferentes biótipos. Acredita-se que, no Brasil, ocorra uma maior incidência do Biótipo B (Middle East Asia Minor 1 whitefly – MEAM1).

Porém, já foram encontrados, principalmente em plantas ornamentais, espécimes de mosca-branca B. tabaci Biótipo Q (Mediterranean – MED) no sul do Brasil, no centro-oeste e no sudeste.

Identificação e danos da mosca-branca

O adultos da mosca-branca B. tabaci possuem coloração amarelo-palha e medem de 1 a 2 mm. Os ovos têm formato de pêra e são colocados na parte abaxial das folhas. Cada fêmea tem capacidade de postura de 100 a 300 ovos durante seu ciclo de vida.

Ao eclodir, as ninfas, translúcidas e amarelo-palha, são capazes de se locomover. Após a primeira ecdise, se fixam nas folhas para succionar a seiva da planta até que se tornem adultos.

Tanto os adultos como as ninfas, ao introduzirem o aparelho bucal no tecido da planta, injetam um tipo de toxina. Isso pode provocar alteração no desenvolvimento vegetativo e reprodutivo da cultura, reduzindo a produtividade.

Além disso, também excretam líquido açucarado, o “honeydew”, que induz o crescimento de fungos que provocam a fumagina. Isso reduz a capacidade fotossintética da planta.

Mas o maior perigo desta praga está na transmissão de vírus que causam doenças bastante severas. Cerca de 120 espécies de vírus já foram descritas sendo transmitidas por mosca-branca B. tabaci:

geminivírus em tomateiro, pimentão e batata;

Vírus do mosaico comum em algodoeiro;

Vírus do mosaico anão em soja;

Vírus do mosaico crespo em soja;

Vírus do mosaico dourado em feijoeiro.

Mais recentemente, foi detectada a transmissão de geminivírus por B. tabaci em lavoura de soja no Brasil. Além dos danos causados direta e indiretamente, a mosca-branca ainda possui alta taxa reprodutiva, fácil dispersão, polifagia e desenvolvimento de resistência à inseticidas, o que contribui para a disseminação das doenças.

Fonte: Thaís Fagundes Matioli / blog.aegro.com.br

Imagem principal: Depositphotos/Fotokostic(Dusan Kostic).


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp ( clique aqui ), e no grupo do WhatsApp ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

One thought on “Mosca-branca: Tudo o que você precisa saber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!