Mamona: Rentabilidade e sustentabilidade no agronegócio
Mamona em rotação de cultura, impulsionando a rentabilidade e a sustentabilidade no agronegócio.
Facebook Portal Agron; Twitter Portal Agron; Grupo Whatsapp Portal Agron mantém você atualizado com as melhores matérias sobre o agronegócio brasileiro.
Veja também: Caixa Corta-Fogo: Prevenção de Incêndios no Pantanal
O Grupo BMG Agro, referência na agricultura, está apostando em uma cultura de rotação inovadora para otimizar suas fazendas e impulsionar a rentabilidade do negócio. Neste ano, a empresa decidiu incluir a plantação de mamona em parte de sua fazenda localizada em Morada Nova de Minas, município da mesorregião Central Mineira.
A cultura de rotação consiste em alternar anualmente a plantação de diferentes vegetais em uma mesma área agrícola, proporcionando inúmeras vantagens, como a melhoria da qualidade do solo, a inibição do surgimento de pragas e doenças, e o aumento da produtividade das safras.
O diretor das fazendas BMG Agro, Bruno Sampaio, destaca a escolha da mamona como uma decisão estratégica para o negócio, devido às características únicas da planta. “Com suas raízes mais agressivas, as mamoneiras melhoram a descompactação do solo, permitindo a reciclagem dos nutrientes e reduzindo a presença de pragas, como nematoides”, explica Sampaio.
A mamona tem se destacado no cenário agrícola brasileiro, incentivando seu plantio devido à sua relevância como fornecedora de matéria-prima industrial para diversos produtos. O óleo de mamona é utilizado na produção de biodiesel, cosméticos, tintas, vernizes e fibras sintéticas, despertando interesse em sua cadeia produtiva.
Ao adotar a cultura de rotação com a mamona, a fazenda do BMG Agro optou por combinar outras culturas tradicionalmente cultivadas na região, de preferência com diferentes necessidades nutricionais e tipos de raízes. Nesse sentido, a rotação será feita com trigo e feijão, visando potencializar os benefícios do sistema.
O BMG Agro, localizado em Morada Nova de Minas, tem suas fazendas situadas às margens da Represa de Três Marias e é reconhecido pelo plantio de soja, milho, feijão e atividades pecuárias. Com pioneirismo e tradição, a empresa busca constantemente por tecnologias inovadoras e sustentáveis para o processo produtivo, reafirmando sua missão de contribuir para o desenvolvimento responsável do agronegócio, aumentando a produção de alimentos de qualidade, otimizando operações e respeitando o meio ambiente e a sociedade.
Fonte: Texto gerado por ChatGPT, um modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAI, com contribuições e correções adicionais do autor. Imagem principal: Depositphotos.
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp (
clique aqui
), e no grupo do WhatsApp (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!












2 thoughts on “Mamona: Rentabilidade e sustentabilidade no agronegócio”