Passagem para a vida
Este domingo é a primeira lua cheia, depois do equinócio de outono. O próximo domingo será o da Páscoa, como rege o calendário litúrgico da Igreja Católica. Este domingo foi o da festa de Ramos, talvez a mais vegetal das festas religiosas, para honra e glória da fotossíntese, encerrando a Quaresma. Agora entraremos na Semana Santa, marcada pelos símbolos da cruz, do cordeiro, dos ovos de Páscoa, do coelho e da colomba pascal.
Como no Natal, a agropecuária brasileira garantirá as realidades tangíveis, sagradas, profanas e gastronômicas dos símbolos pascais. Destaque ao peixe da Sexta Feira Santa, ao cordeiro no Domingo da Ressurreição e aos ovos de chocolate.
Peixe não faltará. A piscicultura brasileira cresce 5% e garante alimento de qualidade, diversificado e com sanidade. E ajuda preservar a biodiversidade de rios e oceanos. Foram produzidas 758 mil toneladas de pescado em 2020. O Paraná segue o maior produtor com 154 mil toneladas, seguido por S. Paulo com 70.000. Graças sobretudo à piscicultura na Amazônia, 38% da produção resulta de espécies nativa. Comprar bacalhau é comprar dólares. A piscicultura nacional garantirá boa parte do peixe consumido na Sexta Feira Santa.
Os ovinos foram um dos primeiros animais domesticados pelo homem. A ovinocultura brasileira evoluiu em qualidade de carne e de produtos, sobretudo pelo aprimoramento das raças e do manejo. São cerca de 14 milhões de ovinos, dos quais 9 milhões estão no Nordeste, única região em que o rebanho segue crescendo. Aí também, o agro garantirá o cordeiro assado ou preparado de diversas maneiras para o almoço de Páscoa, sempre acompanhado de um bom vinho, de preferência da nossa vitivinicultura.
Ovos de chocolate terão pouco do nosso cacau, cuja produção ainda está muito aquém da demanda. O Brasil já foi o maior produtor e exportador. Hoje é o sétimo produtor e grande importador. Só da Suíça, importamos 35 mil toneladas. E eles não possuem um pé de cacau. A decadência resultou do desastre causado por bioterroristas iluminados. Eles levaram de propósito a praga da vassoura-de-bruxa lá de Rondônia para destruir plantações, riqueza e empregos no sul da Bahia. Conseguiram. Com a pandemia, os ovos de Páscoa foram comprados pela internet com antecedência por muita gente. Isso exigiu cuidados logísticos especiais no transporte para chegarem nos lares, junto com o coelho da Páscoa, no próximo domingo.
Páscoa evoca a vitória sobre a morte, sobre tudo que impede a vida e o viver. Páscoa é passagem à vida eterna, pela ressurreição. Que ela marque o início do fim da praga COVID e o triunfo da vida. Santa Páscoa a todos!
Evaristo de Miranda / Chefe Geral e Pesquisador da Embrapa Territorial.
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp (
clique aqui
), e no grupo do WhatsApp (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!











