Maconha ajuda na criação de galinhas?
Uma pesquisa apontou que a maconha pode ajudar na criação de galinhas.
Veja também: Colírios tornam óculos obsoletos
Uma pesquisa da Universidade de Chiang Mai, na Tailândia, apontou que a maconha pode ajudar – e muito – na criação de galinhas. Ao que parece, a planta abre caminho para reduzir a dependência dos antibióticos nesses animais.
O estudo acompanhou mil galinhas criadas em uma fazenda na cidade tailandesa de Lampang. Os pesquisadores misturaram cannabis na ração e água dos animais para verificar que impacto a planta tem no crescimento, vulnerabilidade a doenças e se tinha algum impacto na carne e ovos.
Segundo os pesquisadores, os frangos suplementados com cannabis apresentaram uma tendência de redução nos casos de bronquite aviária. A mortalidade caiu: menos de 10% das aves estudadas morreram desde janeiro de 2021, quando a planta entrou na dieta dos animais.
Além disso, a qualidade da carne também foi superior, tendo em vista a composição de proteína, gordura, umidade e maciez. Isso fez com que a fazenda aumentasse o preço: a carne de frango orgânica passou a ser vendida por cerca de R$ 7,80 o quilo – o dobro da cotação no país.
Sem efeito de psicoativos
O volume e intensidade da maconha não despertou nenhum comportamento anormal nas galinhas ou diferenças nos produtos finais, como ovos e carne. Na prática, é impossível que as pessoas fiquem “chapadas” ao comer esses alimentos.
O motivo: o THC (tetraidrocanabidiol), substância psicoativa da planta, é completamente metabolizado no corpo dos animais antes do abate. “A fórmula muda completamente quando chega à mesa”, disse o professor Chompunut Lumsangkul, que liderou o estudo, ao jornal britânico The Guardian.
Além disso, os níveis de THC e CBD (canabidiol) – composto terapêutico usado em medicamentos contra epilepsia, por exemplo – são extremamente baixos: variaram de 0,2% a 0,4%.
Ainda não se sabe porque as galinhas reagiram tão bem à cannabis. A hipótese é que os compostos bioativos tenham estimulado a saúde intestinal e a imunidade dos animais.
Os resultados encontrados até agora ainda não foram publicados em revista científica. Os próximos passos da pesquisa devem observar se a cannabis pode substituir antibióticos na criação de galinhas. Em seguida, outro estudo deve usar extratos de cannabis em maior quantidade para verificar que impacto tem nas taxas de doenças e mortalidade das aves.
Maconha é cura na Tailândia
A tradição tailandesa conhece os benefícios medicinais e culinários da cannabis há séculos. “A sabedoria local do povo tailandês inclui folhas de cannabis como aditivo alimentar. Misturamos como ingrediente no macarrão com frango e na sopa para torná-la mais saborosa, por exemplo”, explicou Chompunut.
Em junho deste ano, a Tailândia derrubou a proibição do cultivo e consumo de cannabis para fins médicos e comerciais. Em agosto, o governo do país removeu a planta da lista de narcóticos, mas alertou o público para não fumar em público. Extratos com mais de 0,2% de THC continuam ilegais.
As autoridades tailandesas disseram que querem impulsionar a agricultura e o turismo a partir do interesse crescente em alimentos, bebidas e tratamentos médicos que derivam da planta.
Fonte: Gizmodo. Imagem principal: Depositphotos.
*Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
*Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
*Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
*If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
*We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
*We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!


1 Comentário