87% dos Produtores de Soja de MT à Beira do Colapso Financeiro!

Compartilhar

Pesquisa revela que 87% dos produtores de soja de Mato Grosso não conseguem cobrir o custo total da lavoura.

soja

Facebook Portal Agron e os Grupos do Whatsapp Portal Agron 1,  Portal Agron 2 e Telegram Portal Agron mantém você atualizado com as melhores matérias sobre o agronegócio brasileiro.

Veja também: Desastre Agrícola: A Safra de Soja que Desafia o Brasil

Um recente levantamento realizado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), em parceria com a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), trouxe à tona uma realidade preocupante para os agricultores do estado. Dos 1.187 produtores entrevistados, responsáveis por cerca de 2,5 milhões de hectares plantados, apenas 12,8% afirmaram ter produtividade acima do custo total da lavoura, que foi estimado em mais de 65 sacas.

A pesquisa, divulgada durante reunião com os associados da Aprosoja-MT em Cuiabá, revelou que a produtividade média das áreas analisadas foi de 51,82 sacas por hectare, uma redução significativa de 20,25% em relação à temporada anterior, quando foi registrada uma média de 64,97 sacas por hectare. Esta queda na produtividade foi atribuída principalmente às condições climáticas adversas, como as ondas de calor e a estiagem.

Anuncio congado imagem

A região mais afetada foi a Oeste, com uma produtividade de 47,83 sacas por hectare, seguida pela Sul, com 51,75 sacas por hectare, e Leste, com 52,70 sacas por hectare. Já a região Norte apresentou a maior produtividade, estimada em 53,49 sacas por hectare.

Além disso, a pesquisa também apontou que 9% dos produtores relataram tombamento das plantas e 16,5% registraram abandono de área devido à baixa produtividade.

Quanto à segunda safra de milho, os agricultores indicaram uma redução média de 8,44% na área plantada, sendo a região Leste a mais afetada, com uma diminuição de 26,2%. O presidente da Aprosoja-MT, Lucas Costa Beber, ressaltou a importância da participação dos produtores nos levantamentos do Imea para refletir a realidade do campo e pediu mais medidas do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para ajudar os produtores de Mato Grosso.

Apesar do governo federal ter anunciado a renegociação das parcelas de financiamentos que vencem em 2024, a Aprosoja-MT destacou que essa medida não é suficiente para conter a crise e solicitou que o Mapa dialogue com as empresas exportadoras sobre as cláusulas washouts, que poderiam impor ainda mais dificuldades aos produtores em um cenário de baixa produtividade.

Fonte: Texto gerado por ChatGPT, um modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAI, com contribuições e correções adicionais do autor. Imagem principal: Depositphotos.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp ( clique aqui ), e no grupo do WhatsApp ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!