Controle dos enfezamentos do milho

Compartilhar

Controle do milho tiguera é essencial para o manejo dos enfezamentos.

enfezamentos

Veja também: Quando controlar a cigarrinha do milho?

Facebook Portal Agron

Confira as dicas para o controle do milho voluntário e manejo da cigarrinha do milho.

A cigarrinha do milho Dalbulus maidis é o principal vetor dos enfezamentos que acometem a cultura do milho e causam significativas perdas produtivas na cultura. Os enfezamentos são doenças do milho causadas pela infecção da planta por microrganismos denominados molicutes (classe Mollicutes-Reino Bactéria), que são um espiroplasma (Spiroplasma kunkelii) e um fitoplasma (Maize bushy stunt). Basicamente, há dois tipos de enfezamentos: o enfezamento-pálido (causada por espiroplasma) e o enfezamento-vermelho (causada por fitoplasma) (Embrapa).

Anuncio congado imagem

Embora possa causar danos diretos ao milho, a cigarrinha se destaca pelos danos indiretos em decorrência da transmissão dos enfezamentos. Ainda que não haja nível de ação pré-estabelecido para a praga, levando em consideração seu potencial em causar danos pela transmissão dos enfezamentos, a presença da cigarrinha em lavouras de milho já justifica seu controle, independentemente da densidade populacional da praga.

A capacidade da cigarrinha em transmitir os enfezamentos está relacionada a quantidade de indivíduos infectados por molicutes e não necessariamente a densidade populacional da praga. Além do controle químico com o emprego de inseticidas registrados, o manejo entressafra com o controle do milho tiguera (espontâneo) constitui uma das principais estratégias de manejo da cigarrinha do milho.

Segundo Cota et al. (2021), o milho é o único hospedeiro conhecido da cigarrinha Dalbulus maidis no Brasil, apesar desse inseto poder usar outras plantas como sorgo, trigo e brachiaria como alojamento. A praga se aloja no interior do cartucho do milho, sendo frequentemente observada nele (figura 1).

Figura 1. Cartucho infestado pela cigarrinha-do-milho.

As fêmeas da cigarrinha do milho colocam seus ovos, através de seu ovipositor, dentro do tecido da nervura central das folhas – postura endofítica. Elas depositam cerca de 14 ovos dia-1, podendo colocar 611 ovos durante os seus 45 dias de vida (Waquil, 2004).

Com base na elevada habilidade da praga em se reproduzir e levando em consideração que o milho é o principal hospedeiro da cigarrinha Dalbulus maidis, o controle do milho tiguera nos períodos entressafra do milho e milho safrinha (segunda safra) é essencial para reduzir as populações da cigarrinha do milho e a transmissão dos enfezamentos na cultura do milho. Para tanto, pode-se fazer uso de ferramentas como herbicidas graminicidas específicos para o controle do milho tiguera na entressafra do milho.

Confira abaixo as dicas do Professor e Pesquisador Alfredo Paiola Albrecht para o controle eficiente do milho tiguera e manejo da cigarrinha-do-milho.

Referências:

COTA, L. V. et al. MANEJO DA CIGARRINHA E ENFEZAMENTOS NA CULTURA DO MILHO. Embrapa Milho e Sorgo, 2021. Disponível em: < https://www.embrapa.br/en/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1130346/manejo-da-cigarrinha-e-enfezamentos-na-cultura-do-milho >, acesso em: 01/11/2022.

EMBRAPA. CONTROLE DA CIGARRINHA DO MILHO: ENFEZAMENTOS POR MOLICUTES E CIGARRINHA NO MILHO. Embrapa. Disponível em: < https://www.embrapa.br/en/controle-da-cigarrinha-do-milho#:~:text=Os%20enfezamentos%20s%C3%A3o%20doen%C3%A7as%20do,fitoplasma%20(Maize%20bushy%20stunt). >, acesso em: 01/11/2022.

WAQUIL, J. M. et al. CIGARRINHA-DO-MILHO: VETOR DE MOLICUTES E VÍRUS.  Embrapa, Circular Técnica, n. 41, 2004. Disponível em: < https://www.embrapa.br/documents/1344498/2767891/cigarrinha-do-milho-vetor-de-molicutes-e-virus.pdf/17d847e1-e4f1-4000-9d4f-7b7a0c720fd0 >, acesso em: 01/11/2022.

Fonte: Equipe Mais Soja. Por: Maurício Siqueira dos Santos. Imagem principal: Depositphotos.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp ( clique aqui ), e no grupo do WhatsApp ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

One thought on “Controle dos enfezamentos do milho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!