Cientistas desvendam a causa das náuseas na gravidez
Descoberta científica revoluciona o entendimento das náuseas na gravidez.
Facebook Portal Agron; Twitter Portal Agron; Grupo Whatsapp Portal Agron: aqui você encontra todas as nossas matérias em um só lugar.
Veja também: Chuva artificial, uma esperança para combater a seca
Um grupo de pesquisadores liderado pela renomada cientista Marlena Fejzo, da Keck School of Medicine da University of Southern California, anunciou uma importante descoberta sobre o enjoo na gravidez. Segundo os cientistas, o mal-estar gestacional é produzido pela atuação de um hormônio específico no cérebro.
Durante décadas, a equipe de Fejzo tem se dedicado a encontrar formas de aliviar o desconforto enfrentado por muitas mulheres grávidas. Agora, eles afirmam que as náuseas e os vômitos comuns nesse período podem ser causados pela ação do hormônio chamado GDF15.
Essa teoria surgiu a partir de estudos realizados com gêmeos e com o sequenciamento genômico de mulheres que apresentaram sintomas graves de náuseas e vômitos durante a gravidez. Os resultados revelaram um componente genético duplo, incluindo o gene responsável pela codificação do hormônio GDF15.
Embora seja comum enfrentar náuseas e vômitos no primeiro trimestre da gravidez, aproximadamente 2% dos casos evoluem para uma condição mais grave conhecida como hiperêmese gravídica (HG). A equipe de pesquisa descobriu que o gene GDF15 possui variantes genéticas raras, mas comuns, que estão associadas a um maior risco de desenvolver HG.
No entanto, a interação entre essas características genéticas e o hormônio GDF15 ainda não está totalmente esclarecida. Marlena Fejzo publicou evidências que sustentam a teoria de que o GDF15 desencadeia a hiperêmese gravídica. Segundo os pesquisadores, essa descoberta aponta para possíveis estratégias de tratamento e prevenção da condição.
Embora ainda não haja um tratamento imediato para o mal-estar gestacional baseado nessa descoberta, os cientistas sugerem que aumentar os níveis de GDF15 antes da gravidez pode ajudar a prevenir a HG, enquanto reduzi-los durante a gestação pode aliviar as náuseas e os vômitos tão incômodos para as mulheres grávidas.
Essas novas evidências indicam que a gravidade dos sintomas está relacionada à interação entre o GDF15 derivado do feto e a sensibilidade da mãe a esse hormônio, que é influenciada por exposições anteriores. No entanto, são necessárias mais pesquisas para aprofundar essa hipótese.
Essa descoberta revolucionária traz esperança para milhares de mulheres grávidas que enfrentam o desconforto das náuseas e vômitos. Com mais estudos e avanços na compreensão do papel do hormônio GDF15, é possível que novas estratégias terapêuticas sejam desenvolvidas para proporcionar um alívio efetivo durante a gravidez.
Fonte: Texto gerado por ChatGPT, um modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAI, com contribuições e correções adicionais da Equipe Agron. Imagem principal: Depositphotos.


2 Comentários