Xadrez e IA: Lições e Riscos
O que a história do xadrez nos diz sobre os riscos da IA
Xadrez e IA: Lições e Riscos como o desenvolvimento de IA generativa e o surgimento do ChatGPT em novembro de 2022.
Facebook Portal Agron e os Grupos do Whatsapp Portal Agron 1, Portal Agron 2 e Telegram Portal Agron mantém você atualizado com as melhores matérias sobre o agronegócio brasileiro.
Veja também: Jogos de xadrez mais antigos já encontrados
Xadrez e IA: Lições e Riscos
Avanços recentes em inteligência artificial (IA), como o desenvolvimento de IA generativa com o surgimento do ChatGPT em novembro de 2022, levantaram muitas questões, esperanças e medos. Na primavera de 2023, o Congresso dos EUA ouviu a OpenAI, a empresa que desenvolveu o ChatGPT, e a União Europeia acaba de adotar sua primeira legislação sobre IA.
Tanto nos parlamentos quanto nas redes sociais, o rápido progresso da IA está impulsionando as discussões. Que impacto podemos esperar ver em nossa sociedade no futuro? Para tentar responder a essa pergunta de forma imparcial, propomos analisar o que aconteceu em um setor que já viu a chegada e a vitória da IA sobre as capacidades humanas: xadrez. Há mais de um quarto de século, as máquinas têm superado os humanos no xadrez.
Por que usar o xadrez como indicador?
Desde o início da computação, o xadrez tem sido usado como um indicador do progresso do software e do hardware. É um jogo interessante em vários níveis para estudar o impacto da IA na sociedade:
É uma atividade intelectual que exige diferentes habilidades: visualização espacial, memória, aritmética mental, criatividade, adaptabilidade, etc., habilidades nas quais a IA compete com a mente humana.
O jogo não mudou durante séculos. As regras são bem estabelecidas e isso proporciona uma base estável para estudar a evolução dos jogadores.
É possível medir a força das máquinas de forma objetiva e comparar esse nível com o dos humanos usando a classificação Elo.
O campo de estudo é restrito: é claro que o xadrez é apenas um aspecto muito pequeno da vida, mas esse é exatamente o objetivo. Essa limitação do assunto permite direcionar melhor o impacto da IA na vida cotidiana.
As IAs superaram o nível dos melhores jogadores humanos por mais de 20 anos. Portanto, é possível ver o impacto concreto que elas tiveram no jogo de xadrez e na vida de sua comunidade, que pode ser vista como um microcosmo da sociedade. Também podemos estudar esses impactos em relação à progressão da IA ao longo do tempo.
Vamos dar uma olhada nos desenvolvimentos no mundo do xadrez desde que Gary Kasparov, então campeão mundial, perdeu um jogo contra o Deep Blue em 1996, seguido da revanche em 1997. Analisaremos vários temas que se repetem na discussão sobre os riscos associados à IA e veremos o que aconteceu com essas especulações no campo específico do xadrez.
O desempenho da IA continuará aumentando cada vez mais rápido?
Há duas principais escolas de pensamento quando se trata de programar software de xadrez: por muito tempo, apenas a força bruta funcionava. Era essencialmente uma questão de calcular o mais rápido possível para obter uma árvore de movimentos mais profunda, ou seja, capaz de antecipar o jogo em um futuro mais distante.

Hoje, a força bruta é confrontada com técnicas de IA derivadas de redes neurais. Em 2018, a DeepMind, subsidiária do Google, produziu o AlphaZero, uma rede neural artificial de IA de aprendizado profundo que aprendeu sozinha jogando xadrez contra si mesma. Entre os softwares mais avançados da atualidade, é notável que o LC0, que é uma IA de rede neural, e o Stockfish, que é essencialmente um software de computação de força bruta, tenham resultados semelhantes. Na classificação mais recente da Swedish Computer Chess Association (SSDF), eles estão separados por apenas 4 pontos Elo: 3.582 para o LC0 contra 3.586 para o Stockfish. Essas duas formas totalmente diferentes de implementar um mecanismo de xadrez são praticamente indistinguíveis em termos de força.
Em termos de pontos Elo, a progressão das máquinas foi linear.
O gráfico a seguir mostra o nível do melhor software a cada ano, de acordo com a classificação do SSDF que começou em meados da década de 1980. O melhor software atual, o LC0, está em 3586, o que amplia a figura como seria de se esperar.

