água
|

Turbinando produção de pasto e grãos com água da chuva

Compartilhar

Três dicas para turbinar a produção de pasto e grãos com água da chuva.

Veja também: Vaca mal nutrida pare bezerro que rende 1,5 arroba a menos

Acompanhe o Portal Agron no Facebook

Recomendação do especial Sistema São Matheus com o engenheiro agrônomo Mateus Arantes.

A água da chuva é um recurso precioso para qualquer produtor que quer economizar com a irrigação. Então, por isso, é importante manejar bem toda a água que cai na fazenda.

Anuncio congado imagem

“Tem estudos que falam sobre a diferença de infiltração de água em áreas de vegetação natural, pastagens e lavouras. É gritante a diferença entre esses três. Ano a ano, nós estamos adensando o solo e infiltrando menos água”, diz Arantes.

O Sistema São Matheus é um modelo de integração lavoura-pecuária (ILP) para a região do bolsão sul-mato-grossense e que serve de modelo para recuperação de áreas solos degradados e arenosos.

Barraginhas

A primeira dica do especialista é o produtor adotar a técnica de barraginhas. A técnica nasceu da Embrapa e ajuda muitos pecuaristas e agricultores pelo País.

“A barraginha é uma técnica muito consolidada especialmente no Estado de Minas Gerais”, diz Arantes.

Técnica australiana

Outra dica vem lá da Austrália. É chamado de Keyline (lê-se quílain). Ela foi um método desenvolvido por Percival Alfred Yeomans, um engenheiro de minas.

“Essa técnica significa fazer barragens num ponto específico do terreno. As barragens são interligadas por canais ou por terraços em desnível e isso faz com que a água fluísse melhor dentro da propriedade”, diz o especialista.

Cobertura vegetal

Outro ponto importante para sempre manter o solo com nível de umidade é a manutenção de uma cobertura vegetal.

“É importante o produtor dar uma atenção especial ao manejo de água. A fazenda pode estar perdendo mais água do que deveria”, diz Arantes.

Fonte: Giro do boi. Imagem principal: Depositphotos.

*Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!

*Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.

*Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!

*If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!

*We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.

*We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!


Compartilhar

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *