AGRONEGOCIO TENDENCIAS

Tendências para o agronegócio em 2024: desafios e oportunidades

Compartilhar

Com a procura de conciliar a sustentabilidade com o aumento de demanda, o mercado do agronegócio tem apresentado saídas interessantes para continuar sua produção

O agronegócio é o segundo setor que mais contribui com o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro. Segundo pesquisadores do Cepea/CNA, o agronegócio foi responsável por movimentar R$ 2,62 trilhões em 2023, o que corresponde a 24,1% do PIB em todo o país.

Porém, mesmo com o crescimento do setor nos últimos anos, 2024 começou com os agricultores mais cuidadosos. Isso porque, apesar de a metade inicial de 2023 apresentar bons resultados, o final do ano começou a acender alguns sinais de alerta.

Tendências para o novo ano

Graças aos desafios que surgem a cada safra, os produtores têm procurado saídas mais estratégicas para permanecer no mercado e ainda entregar resultados satisfatórios. Isso gera tendências tanto no plantio quanto na criação de gado. Confira as mais aguardadas para 2024:

Agricultura digital

O uso de drones e outras tecnologias para coletar dados sobre as safras tem se tornado cada vez mais comum para os agricultores. Isso porque essas informações podem ser usadas para tomar decisões mais precisas sobre irrigação, fertilização e proteção das safras, o que gera mais qualidade e pode até mesmo aumentar a produção.

Anuncio congado imagem

Agricultura de precisão

Essa é uma subcategoria da agricultura digital. Ela consiste na concentração do uso de dados para gerenciar a variabilidade dentro do campo. Isso envolve a aplicação de diferentes taxas de insumos, como fertilizantes ou pesticidas, em diferentes partes, o que é feito de acordo com necessidades específicas.

Sustentabilidade

Devido às mudanças climáticas e à pressão da sociedade para a tomada de medidas, a agricultura tem ficado cada vez mais pressionada nesse sentido. Para isso, os produtores buscam diminuir o impacto ambiental ao usar práticas como agricultura de conservação e precisão em seus processos.

Biotecnologia

Usada para desenvolver novas variedades de plantas mais resistentes a doenças, pragas e condições climáticas adversas, a biotecnologia também serve para desenvolver novos biocombustíveis e produtos bioquímicos que ajudam a manter o mercado aquecido.

Aumento na demanda por carne

Há expectativa de que a produção de carne bovina e suína aumente dentro do território nacional. Isso gera a necessidade de os produtores encontrarem meios de aumentar a produção de maneira eficiente e sustentável.

Crescimento na produção de leite

Devido à alta demanda por produtos mais saudáveis e nutritivos, como o leite, rico em vitamina B12, essencial para o funcionamento do organismo, é esperado um aumento na produção do alimento em 2024. A tendência é aumentar os investimentos para que a produção cresça de maneira eficiente e sustentável, assim como a carne.

Aquicultura também cresce

A produção de peixes e crustáceos tem ganhado cada vez mais espaço nos últimos anos. Isso se deve ao aumento na procura por estes produtos, que deve se manter em 2024, com projeções de crescimento na demanda. Por isso, é essencial que os produtores estejam preparados para um ano de muito trabalho.

Fonte: Thaís Cal

Imagem: iStock


Compartilhar

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *