alimentos
| | |

Rio Grande do Sul: Flexibilização na Produção de Alimentos

Compartilhar

Revolução na Produção de Alimentos: Governo Gaúcho Flexibiliza Regras para Garantir Abastecimento!

Facebook Portal Agron e os Grupos do Whatsapp Portal Agron 1,  Portal Agron 2 e Telegram Portal Agron mantém você atualizado com as melhores matérias sobre o agronegócio brasileiro.

Veja também: Crise do Arroz: Desafios e Incertezas

Governo gaúcho flexibiliza normas para produção de alimentos

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou uma medida que flexibiliza as regras para a produção de alimentos de origem animal no Rio Grande do Sul, visando apoiar o setor diante das perdas econômicas decorrentes de calamidades públicas em diversos municípios e garantir o abastecimento alimentar da população.

Anuncio congado imagem

A nova medida permite que estabelecimentos do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) no estado processem matérias-primas provenientes de estabelecimentos com outros selos de inspeção. Essa autorização excepcional possibilita, por exemplo, que animais abatidos em serviços de inspeção municipal, que não fazem parte do Sisbi-POA, sejam processados em unidades que integram o sistema e recebam a rotulagem com o selo do Sisbi.

“Por exemplo, um animal abatido em um serviço de inspeção municipal que não integra o Sisbi-POA poderá, neste momento, ser industrializado em uma unidade com Sisbi e, assim, transformado em um embutido que pode utilizar na sua rotulagem o selo do Sistema Brasileiro de Inspeção, atestando a qualidade deste produto”, explicou o secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart.

Para garantir a qualidade e segurança dos alimentos, os fornecedores de matérias-primas devem manter condições higiênico-sanitárias adequadas e realizar inspeção ante e post-mortem conforme os critérios do Decreto n° 9.013/2017. Já os estabelecimentos processadores devem assegurar o controle de recebimento de matéria-prima, rastreabilidade e produção.

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, ressaltou o comprometimento do governo em apoiar o Rio Grande do Sul nesse momento desafiador, embora ainda seja difícil quantificar os prejuízos enfrentados pelo setor.

Fonte: Texto gerado por ChatGPT, um modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAI, com contribuições e correções adicionais do autor. Imagem principal: Depositphotos.


Compartilhar

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *