De olho no material escolar - Agron Agronégocios Online

De olho no material escolar

Compartilhar

Campo tem tratamento equivocado. Movimento quer revisar apostilas.

Por: Xico Graziano.

Está crescendo um movimento de pais e mães, ligado à agropecuária brasileira, que questiona o conteúdo do material didático oferecido aos seus filhos. Ele se intitula “de olho no material escolar”.

O assunto parece cada vez mais grave. As apostilas utilizadas por grandes redes de ensino, do ensino fundamental, tratam o campo de forma equivocada, deformada e, até mesmo, preconceituosa. Existem 5 objeções comuns:

Muitas informações, referenciadas no passado latifundiário da economia rural, são aplicadas ao estudo da realidade atual, quando domina o agro tecnológico e responsável, provocando sérios equívocos de análise.


Generaliza-se situações particulares para toda a agropecuária, levando a graves erros de interpretação em um país continental, cuja produção rural ocupa biomas distintos em regiões muito díspares.

Estimula-se uma falsa dicotomia entre o agronegócio e a agricultura familiar, como se aquela fosse do “mal” e esta fosse do “bem”, quando na verdade se trata de conceitos complementares, um fala sobre a integração no mercado, outro sobre o tamanho da área de produção

Encontra-se, não raramente, inconcebível viés ideológico em textos relacionados à reforma agrária, ao trabalho rural e aos povos indígenas, induzindo os alunos a acreditar que os agricultores sejam opressores dos pobres do campo.

Existe pequeno rigor na argumentação e em fontes de referência sobre assuntos técnicos/agronômicos, como o controle de pragas, uso do solo e demais práticas necessárias aos modernos processos produtivos da agropecuária.

O movimento #deolhonomaterialescolar se alicerça em relatos de produtores rurais e de profissionais do agro oriundos de várias partes do país. Suas ações básicas têm sido:

reuniões locais nas escolas dos municípios, para sugerir a atualização e correção no enfoque das aulas;

visitas de professores e dirigentes às fazendas, para que eles conheçam de perto a realidade da moderna produção rural;

conversas entre entidades de agro com CEOs de grupos educacionais sobre a revisão do material didático.

Para se defender das críticas, algumas empresas educacionais afirmam que seus conteúdos são estabelecidos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Mera desculpa. Embora a BNCC tenha, efetivamente, um pendor esquerdizante e estatizante, a responsabilidade é de quem redige, ou edita, as apostilas e livros escolares.

Nos textos básicos das apostilas, 4 temas relacionados com a agronomia e a agropecuária recebem ênfase:

Desmatamento

Uso de agrotóxicos

Produção orgânica de alimentos

Agricultura familiar e agronegócio

Regra geral, a descrição de tais assuntos ultrapassa, e às vezes descumpre, as orientações da BNCC. Isso ocorre porque eles são apresentados de forma unilateral, como que impondo às crianças uma visão tendenciosa da matéria lecionada. Fazem, simplesmente, uma crítica severa e generalizada do novo mundo rural.

Ao contrário da Europa e dos EUA, onde se valorizam os homens e mulheres do campo, como um setor fundamental para a existência das cidades, aqui se ataca a imagem do agro, menosprezando sua importância na economia, na sociedade e na cultura nacional. Fazem isso dentro da sala de aula. Deturpam a mente das nossas crianças.

A agropecuária brasileira não precisa de esconderijos. Se existem defeitos, históricos e atuais, que sejam expostos. Mas também é necessário ressaltar as virtudes, os benefícios da modernização tecnológica. Ou seja, contem às crianças a história verdadeira.

Fonte: Poder360.com.br


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!