Do fluxo físico ao digital - Agron Agronégocios Online

Do fluxo físico ao digital

Compartilhar

 

 

Há quase 4 décadas, empresas no Brasil começavam a avançar em um setor que estava sendo desbravado… Intralogística (Movimentação e Armazenagem).

 

Não sem motivo, o IMAM – Instituto de Movimentação e Armazenagem de Materiais iniciava sua jornada em 1979, apostando em um setor ainda pouco valorizado pelos profissionais.

 

Com o passar do tempo, inúmeras iniciativas no setor foram surgindo seguindo o lema “A Arte e a Ciência do Fluxo de Materiais”. Sim! Eventos, revistas, feiras de negócios, projetos, treinamentos de capacitação… a logística começava a ganhar corpo no Brasil mas, antes mesmo do mercado se desenvolver o suficiente (em comparação aos mercados de países mais desenvolvidos), alguns profissionais já começavam a estimular a descentralização dos esforços.

 

Assim, a união que poderia levar o Brasil a avançar mais neste setor pouco valorizado e que começava a ganhar relevância, começava a ser questionada e iniciava-se um processo de descentralização, inicialmente pela mídia segmentada (revistas impressas).

 

Foi assim que, a partir do “know-how” desenvolvido no IMAM, um dos pioneiros, o mercado brasileiro, por meio de profissionais do próprio setor, promoveu a criação de várias outras mídias impressas em um país que ainda não possuía a capacidade de absorver a grande oferta de soluções relacionadas com a logística de movimentação e armazenagem de materiais.


 

Assim, com oferta muito maior de a procura, mídias (principalmente revistas segmentadas) começavam a competir por preço e publicavam gratuitamente todo e qualquer tipo de notícia, relevante para o anunciante, mas não necessariamente para o leitor, aumentando ainda mais a oferta de produtos e serviços na área. E tudo isso antes mesmo da era da Internet (sites, blogs, Google etc.).

 

Com o avanço da Internet, no início dos anos 2000, as economias avançadas já estavam mais maduras e com mercados consolidados mas, aqui no Brasil, a desconstrução do mercado de movimentação e armazenagem se intensificou. O mesmo processo de descentralização, que segundo muitos profissionais da área, deveria ser positivo para a evolução do mercado, avançou para as feiras de negócios.

 

A feira Movimat (voltada principalmente para soluções de Movimentação e Armazenagem) era o principal evento de encontro de profissionais do setor, com foco no desenvolvimento de profissionais (visitantes) por meio de sua interação com as melhores soluções nacionais e internacionais e assim, uma feira que existia de 2 em 2 anos, passou a ser anual em 1997 com o lançamento do Salão da Logística que tinha o objetivo de intercalar a área de Operadores Logísticos com a área de soluções de Intralogística, reforçando ainda mais as ações do setor. Assim, uma feira anual, após quase 20 anos de esforço, deu ao IMAM a capacidade de dedicar toda sua estrutura à 2 eventos complementares.

 

Mas foi também neste cenário, onde o IMAM, que dedicava uma estrutura de mais de 50 profissionais aos principais eventos anuais do setor, se deparou com a realidade digital onde o virtual começava a tomar espaço do presencial e veio uma nova proposta: “Que tal incentivarmos grupos internacionais virem para o Brasil para dividirmos o mercado trazendo mais concorrência?”

 

E assim se deu, por meio de uma estratégia não muito inteligente, o mercado foi dividido e o evento já consolidado (“Movimat”) entrou para brigar com os gigantes internacionais em parceria com a Reed Exhibitions, que acabou adquirindo a feira de 32 anos de história em 2012. A partir daí, foram praticamente 6 anos de intensa competição que acabaram culminando com a saída da CeMAT do Brasil e com a Movimat somando forças com a Fenatran, voltando a ser bianual, em um ambiente de forte crise econômica e uma aceleração das relações cada vez mais virtuais.

 

Bem, mas e o futuro do setor no Brasil?

 

Hoje, apesar de estarmos isolados, intensificando as ferramentas de relacionamento digitais (cursos EAD, Webinars, Live etc.) e a Movimat continuar sendo realizada a cada 2 anos, observamos o setor de movimentação e armazenagem (intralogística) distribuído em várias frentes e eventos, dando uma sensação para o mercado que o setor está “órfão” e precisa se recuperar da crise e das estratégias de internacionalização mal sucedidas.

 

Obviamente nos perguntam: os fundadores da Movimat podem voltar? Por força contratual, não, mas torcemos e apoiamos eventos do setor que valorizem a intralogística (movimentação e  armazenagem), cujo potencial de crescimento é ainda muito grande no Brasil em comparação com os eventos de nossos parceiros nos Estados Unidos, Europa e Ásia.

 

O futuro será certamente daqueles que compreenderem melhor o mercado e oferecerem soluções como o IMAM sempre fez… soluções que atendem as necessidades dos visitantes (presenciais e/ou virtuais) e menos aos interesses de determinados grupos.

 

Hoje, quando visitamos outras feiras no exterior, perguntam-nos: o que aconteceu com o mercado brasileiro e latino americano de feiras de negócio? Por que a IMAM deixou a dianteira das feiras de negócio? Não importa, estamos aí para contribuir com o setor em nosso atual “Core Business” – treinamento e consultoria (presenciais e à distância) e conteúdos digitais nas áreas de Supply Chain, Estratégias e Gestão “Lean” e Desenvolvimento Organizacional (Academias).

 

Continuaremos assim participando presencial ou virtualmente dos principais eventos do setor no pais e no exterior e valorizando a Intralogística, Movimentação e Armazenagem.

 

 

 

*Reinaldo Moura é engenheiro e mestre em Ciências e Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo,   fundador e conselheiro do Grupo IMAM

 


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!