Ecosan fornece equipamentos para ETA em Rio Preto - Agron Agronégocios Online

Ecosan fornece equipamentos para ETA em Rio Preto

Compartilhar

 

A Ecosan, fabricante e integrador de sistemas e tecnologias para tratamento de água e efluente, está participando de um grande projeto de fornecimento de equipamentos para a construtora Elevação que está reformando a ETA (estação de tratamento de água) do Semae, de São José do Rio Preto. Conforme a diretoria da Ecosan, a aposta da empresa em 2020 é que o exemplo daquela cidade estimule outros municípios a iniciarem reformas semelhantes em estações, que estejam há décadas sem modernização e upgrade tecnológico, se posicionando desta forma em conformidade com o atual espírito de investimento em infraestrutura do governo federal.

Com 60 anos de existência, a estação de tratamento de São José do Rio Preto passou por algumas reformas pontuais ao longo dos anos, mas só em março de 2019 a edificação deu início a grande ampliação da capacidade de vazão, passando dos tradicionais 450 litros por segundo para 750 litros por segundo. Junto às modificações que serão concluídas em fevereiro de 2021 está prevista a instalação de equipamentos mais modernos, além de obras civis para melhorar a operação. O valor da obra contratada com o Semae (Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto) para revitalização do equipamento público é de R$ 29 milhões.

Segundo o engenheiro Bruno Sugamosto, chefe de obras da construtora Elevação e responsável pela execução do projeto, vários detalhes foram pensados nesta modificação. Foram trocados, por exemplo, o sistema de captação de água bruta (bombas, tipo anfíbias, barrimentos de sucção de recalque e tubulação adutora de água bruta, além de painéis elétricos e de automação do sistema). “Naturalmente há dificuldades para fazer a mudança. O processo de reforma é uma operação muito complicada, porque compromete às vezes o abastecimento da população. Mas é preciso fazer sacrifícios para receber os frutos depois”, analisa ele.

Hoje o projeto está na fase de reforma de decantadores. Neste último ano, foram concluídos a estação elevatória de água bruta, tanque de pré-oxidação (de concreto e onde recebe o primeiro tratamento com produtos químicos) e a unidade de floculação, que é um equipamento giratório de média velocidade que agita a água (com adição de químicos, forma flocos), que a seguir irão para os decantadores. A primeira bateria de floculação é a de floculadores turbina tipo axial. Estão em andamento também as obras civis do canal de entrada de água floculada e a seguir serão trabalhados o floculadores mecânicos tipo paletas.

Na unidade de decantação passam por reformas os decantadores, que sofreram mudanças profundas na sua concepção, com novo layout e instalação de modernos equipamentos removedores de lodo, dutos de distribuição de água floculada e módulos lamelares de PVC atóxicos.


A Ecosan é a fornecedora oficial dos componentes do sistema de floculação e de remoção de lodo. “Ficamos muito realizados ao ver nossos produtos integrando uma obra de tamanha importância para esta cidade e adjacências, que são muito significativas para o desenvolvimento do estado e do país”, enaltece o Presidente Executivo da Ecosan, André Telles.

Neste projeto, há também uma nova unidade na qual vão ser instalados tanques de produtos químicos, silo de armazenamento e preparo de cal hidratado e silo de armazenamento e preparo de carvão ativado em pó. Foi abrigada naquele espaço ainda uma balança rodoviária com capacidade de 60 toneladas. O reservatório de água tratada sofrerá uma ampla reforma como também a estação elevatória de água tratada. Haverá substituição geral de válvulas e barriletes de sucção e recalques. Novos painéis elétricos e de automação complementam o conjunto da obra.

Por fim, há uma outra unidade que abrange a construção do tanque de regularização de vazão. Além disso, o projeto abarca o acabamento em geral que ainda abrange calçamento, paisagismo e a guarita de segurança. Para execução da nova planta houve participação de recursos da Caixa Econômica e de outros órgãos oficiais.

 

 


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!