Curso: Embrapa aborda técnicas de entomologia molecular

Compartilhar

A Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) realiza, de 15 a 17 de setembro, o curso teórico-prático sobre técnicas básicas de entomologia molecular, em seu Laboratório de Entomologia e Fitopatologia (LEF). Ministrado pela pesquisadora Simone Prado, voltado para técnicos, alunos de graduação e de pós-graduação que trabalham com técnicas de extração de DNA de insetos e visualização/quantificação do DNA em gel de agarose.

Simone Prado comenta que os insetos são o grupo de animais mais diversificado existente na Terra e compõem o maior e mais distribuído grupo de animais do Filo Arthropoda e, consequentemente, dentre todos os animais. Estima-se que existam de 5 a 10 milhões de espécies diferentes, sendo que quase 1 milhão já foram identificadas. Os insetos podem ser encontrados em quase todos os ecossistemas do planeta e possuem maior impacto sobre os seres humanos.

Esses impactos podem ser positivos ou negativos. Diariamente, insetos ou seus subprodutos fazem parte da nossa vida, como alimentos (mel), vestuário (seda) ou como indicadores de qualidade do ambiente aquático.

Há outra parte dos insetos que agem como pragas nas culturas e devem ser controladas, pois podem ser transmissores de patógenos causadores de doenças em humanos e em plantas. Atuam comprometendo a produção econômica de inúmeras culturas no mundo, como foi o caso da praga Helicoverpa armigera, que atacou as produções de soja, entre outras plantas no Brasil há 2 anos.

Simone ainda ressalta que em sua área de trabalho recentemente tem se dado atenção especial à importância da associação íntima entre insetos e microrganismos, as chamadas simbioses. Os microrganismos, chamados de simbiontes, desempenham um papel importante na sobrevivência ou desenvolvimento do inseto. Com isso, estudos de caracterização são realizados com o uso de ferramentas moleculares.

Anuncio congado imagem

“Essa forma de controle é muito interessante porque são específicos para cada espécie de inseto e não proporciona danos à saúde dos seres humanos e animais”, enfatiza a pesquisadora.

Portanto, este primeiro curso – de uma série de três, torna-se imprescindível devido ao progresso observado na utilização de ferramentas moleculares no estudo de biologia de insetos e no desenvolvimento de estratégias de manejo de pragas. O sequenciamento e a anotação genômica se destacam na identificação e caracterização de insetos e microrganismos.

Utilizando-se a genômica comparativa é possível também estudar as interações insetos-microrganimos com as plantas e meio ambiente usando as bases moleculares de processos específicos e também de suas relações evolutivas.

A técnica ensinada não utilizará os kits modernos, porém, é bem mais barata e proporciona maior conservação do DNA, o qual pode ser armazenado por tempo indeterminado.

É importante ressaltar que o evento é gratuito, mas tem vagas limitadas. As inscrições devem ser feitas no e-mail cnpma.eventos2@embrapa.br.

Fonte: Embrapa Meio Ambiente. Por: Cristina Tordin.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp ( clique aqui ), e no grupo do WhatsApp ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!