Pirólise de biomassa é tema de curso em Brasília

Compartilhar

A Embrapa Agroenergia promove, nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, um curso sobre pirólise de biomassa. O principal produto deste processo termoquímico é o bio-óleo, que pode ser usado diretamente como combustível ou processado para dar origem a outros produtos de maior valor agregado. O curso, que é gratuito, será ministrado pelo pesquisador Akwasi Boateng, do Serviço de Pesquisa do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (ARS/USDA). Ele lidera o grupo de termoquímica da Unidade de Pesquisa em Biocombustíveis Sustentáveis e Coprodutos da instituição americana, sendo um reconhecido especialista na área.

 

A pirólise é um dos objetos de pesquisa da Embrapa Agroenergia, especialmente para o aproveitamento energético de resíduos de biomassas brasileiras. No último ano, a analista Anna Leticia Pighinelli, da Unidade, realizou pesquisas sobre pirólise rápida não catalítica de eucalipto e palha de cana-de-açúcar para produção de bio-óleo, no ARS/USDA, sob orientação de Boateng. “A grande vantagem da pirólise é sua versatilidade, permitindo o aproveitamento de diversos tipos de biomassas, inclusive resíduos agroindustriais, para a obtenção de combustíveis líquidos (bio-óleo) e sólidos (biochar)”, explica Anna.

 

O curso será abrangente, abordando as técnicas de pirólise térmica e catalítica, micropirólise, matérias-primas, experimentos no reator piloto e protótipo do reator de pirólise móvel. “A grande experiência do pesquisador na área fará do evento uma oportunidade única para aprender sobre a técnica e ter contato com o que está sendo feito de novo no exterior”, ressalta a analista da Embrapa.

 

O curso será realizado no período da visita do pesquisador à Embrapa Agroenergia, entre 29/09 e 03/10. A visita, custeada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), abrangerá discussões técnicas com o grupo de pesquisa em termoquímica. O treinamento acontece das 13h30 às 17h, no dia 30, e das 8h30 às 12h, no dia 1º, na sede do centro de pesquisa, em Brasília/DF. Para se inscrever gratuitamente, envie e-mail com nome completo, telefone e instituição à qual está vinculado para agroenergia.eventos@embrapa.br. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (61) 3448-1581.

 

Fonte: Embrapa Agroenergia.


Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *