GM cria veículo movido a célula de combustível
GM e Exército dos EUA criam veículo movido a pilha de combustível
Nova tecnologia reduz emissão de ruídos e poderá ser usada também na geração de energia pelas Forças Armadas
Veículo movido a célula de combustível desenvolvido em parceria entre General Motors Exército dos Estados Unidos
A General Motors (GM) anunciou nesta terça-feira que vai apresentar em outubro um veículo elétrico movido a pilha de combustível. O projeto está sendo desenvolvido em parceria com o Exército dos Estados Unidos.
O veículo, que tem como base a picape Chevrolet Colorado, será apresentado durante a reunião da Associação do Exército dos Estados Unidos (AUSA, na sigla em inglês) que será realizada em Washington. O Exército começará a testar o veículo em 2017.
Em 2015, a GM e o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia Automotivo de Tanques do Exército dos Estados Unidos (TARDEC) chegaram a um acordo para o desenvolvimento conjunto do veículo. O Exército americano está interessado na tecnologia de pilha de combustível por causa de seu potencial para reduzir o barulho dos motores.
O diretor do TARDEC, Paul Rogers, afirmou, em comunicado, que “as pilhas de combustível são uma fonte de energia com potencial para proporcionar ao Exército capacidades incrivelmente valiosas.” Além de diminuir o ruído, a tecnologia poderá servir para a geração de energia e água.
“Esperamos que o veículo seja silencioso e possa proporcionar a geração de eletricidade para necessidades alheias ao veículo. Com os avanços na tecnologia de pilha de combustível, este é um bom momento para pesquisar sua viabilidade em condições militares extremas”, acrescentou Rogers.
Fonte: Veja online
Fonte imagem: Veículo será apresentado em outubro e copmeçará a ser testado pelo Exército americano em 2017 (Divulgação/VEJA.com)

