Categories: Veículos e Máquinas

Mistura de etanol na gasolina

Setor sucroenergético espera mistura de 27,5% de etanol na gasolina.

Pesquisas foram favoráveis à quantidade sugerida.

Publicidade

A pouco mais de um mês da reunião que deve confirmar o aumento da mistura de etanol anidro na gasolina, governo, setor sucroenergético e indústria automobilística ainda não chegaram a um acordo sobre o porcentual a ser aplicado. A expectativa inicial era de que a proporção subisse de 25% para 27,5%, mas dificuldades quanto à medição desse 0,5 ponto porcentual podem limitar o incremento a 27%.

A questão foi debatida na última sexta-feira (12/12) durante a Mesa Tripartite, coordenada pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e que reúne integrantes do governo, de distribuidores de combustíveis e da cadeia produtiva de açúcar e álcool. “O problema existe, porque as provetas atuais não medem o 0,5 ponto porcentual. Teria de se administrar muito bem o nível de mistura. Assim, por comodidade, surgiu a ideia dos 27%”, contou o diretor técnico da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), Antonio de Padua Rodrigues.

Pela lei atual, o governo pode aplicar um porcentual entre 18% e 27,5% para a mistura de anidro na gasolina. A banda consta da Medida Provisória 647, aprovada pelo Congresso em setembro e sancionada pela presidente Dilma Rousseff no mesmo mês. A efetivação do novo porcentual depende, no entanto, de autorização do Conselho Interministerial de Açúcar e Álcool (Cima).

Na última terça-feira, o presidente do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes (Sindicom), Alísio Vaz, disse no Rio que o porcentual deve ser de 27% por conta de dificuldades no controle e medição das frações para os centros de distribuição. Segundo ele, a previsão é de que a mudança seja adotada a partir de 1º de fevereiro.

Se confirmada, a aplicação do novo porcentual se daria antes da reunião do setor sucroenergético e da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) com o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, marcada para 2 de fevereiro. De acordo com Rodrigues, da Unica, isso não está descartado, já que os testes de durabilidade de peças e em automóveis importados devem ser concluídos em janeiro.

Fontes do segmento sucroalcooleiro se mantêm confiantes ainda na aplicação do porcentual de 27,5% de mistura. “Recentemente surgiu uma alternativa, que é utilizar provetas maiores e que ‘pegam’ o 0,5 ponto porcentual”, disse um importante representante do setor, que não quis se identificar. Já o líder de uma associação frisou que os testes conduzidos pelo Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes) foram positivos para o porcentual de 27,5% e para outros ainda mais elevados, como 30%. Em razão disso, afirmou ele, são grandes as chances de o governo optar mesmo pelos 27,5%.

Fonte: ESTADÃO CONTEÚDO.

Equipe Agron

Published by
Equipe Agron

Recent Posts

Preço do Boi China: SP e Pará lideram teto do mercado

O preço do boi china a prazo atinge marcas importantes neste sábado. Confira a tabela…

12 horas ago

Prejuízo no oceano? Como rêmoras pesam nos hospedeiros

Mecanismo de sucção das rêmoras representa um dos maiores triunfos da engenharia biológica nos oceanos…

12 horas ago

Alerta na zootecnia: o segredo do tamanduá-bandeira

O enriquecimento ambiental para tamanduá-bandeira é uma metodologia zootécnica essencial que utiliza estímulos físicos e…

12 horas ago

Preço da vaca gorda surpreende com altas regionais; onde subiu?

O preço da vaca gorda ganha força neste sábado com altas em São Paulo e…

12 horas ago

Prejuízo no trânsito? O eVTOL VT35 da EHang promete mudar isso

O eVTOL VT35 da EHang representa um marco na mobilidade aérea urbana global, trazendo uma…

12 horas ago

Prejuízo à tradição gera debate sobre pão de queijo

O pão de queijo mineiro é uma das maiores joias da nossa gastronomia. Uma recente…

12 horas ago

This website uses cookies.