Fies terá nova chamada no 2º semestre
Haverá nova chamada para o Fies neste ano, segundo ministro. Renato Janine Ribeiro não detalhou quantidade de verbas e vagas.
O governo federal vai abrir uma nova chamada no segundo semestre para as inscrições do Fies, programa de financiamento estudantil que sofreu restrições orçamentárias este ano. A informação foi dada ao jornal A Folha de S.Paulo, nesta segunda-feira, pelo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro.
— Nós já resolvemos isso: a chamada para novas vagas será feita em breve, no segundo semestre — disse Ribeiro à Folha, sem detalhar a quantidade de vagas e verbas.
Na primeira chamada do Fies, foram firmados 252 mil novos contratos de financiamento estudantil. O número equivale a um terço dos 732 mil novos contratos feitos nas duas chamadas de 2014.
O governo, pelas regras do Fies, repassa às faculdades a quantia referente às mensalidades dos alunos beneficiados — que restituem os cofres públicos após formados, em dívida reajustada com juros abaixo dos de mercado.
O prazo para solicitar novos pedidos de financiamento acabou em 30 de abril — com exceção de renovações. No começo de maio, Janine afirmou que a reabertura do sistema do Fies seria “inútil”, já que os recursos (os R$ 2,5 bilhões previstos) tinham se esgotado.
Fonte: Zero Hora Educação.

