Categories: Notícia

Invasão do milho na safra de soja

Produtores enfrentam problemas com o Milho RR em lavouras de soja.

 

Publicidade

O milho guaxo, presente em algumas lavouras de soja, tornou-se um sério problema para as propriedades rurais em Mato Grosso. Resultado dos grãos perdidos durante a colheita da segunda safra, o milho cresce em meio à soja em estágio vegetativo que caminha para o estágio produtivo. A resistência já foi constatada na safra passada, mas este ano a situação se agravou, explica o diretor técnico da Aprosoja, Nery Ribas. “Já estamos alertando há duas safras sobre o problema, e os prejuízos que podem causar”.

 

O fato é sério e essa presença indesejada preocupa por três grandes motivos. Primeiramente, pelo custo que o produtor terá com a aplicação de herbicidas, pois o milho RR é resistente ao principio ativo do glifosato. Em segundo, o milho invasor funciona como uma hospedeira, tornando-se uma boa fonte para disseminação de pragas, servindo de alimento e proteção para a lagarta Helicoverpa spp. E terceiro, pelo milho se tornar uma planta daminha que acaba competindo com a soja pelos nutrientes e água.

 

O prejuízo pode ser ainda maior, quando há a mistura de grãos de soja e milho durante a colheita. Isso pode gerar descontos para o produtor ao entregar a produção. Nas visitas realizadas pela equipe técnica da Aprosoja às lavouras de soja em Mato Grosso, a maior concentração do problema foi constatado em locais que houve o cultivo de segunda safra com o milho RR, e até mesmo em híbridos não RR. Dentre os possíveis motivos estão: a polinização do milho “não RR” por híbridos RR, cultivados em áreas próximas, e mistura de sementes de milho RR em híbridos não RR.

 

Fonte: Aprosoja.

Equipe Agron

Published by
Equipe Agron

Recent Posts

Risco pós-colheita: O segredo macabro que devora safras recordes

O risco pós-colheita e o manejo incorreto da umidade nos silos ameaçam sua rentabilidade. Descubra…

5 horas ago

Preço do milho desaba para menor valor do ano com safra

O preço do milho registra as menores médias nominais do ano com o avanço da…

6 horas ago

Lucro na Cria: Inseminação de Novilhas Nelore aos 12 Meses

"Descubra como a inseminação de novilhas Nelore aos 12 meses revoluciona a cria. Veja o…

6 horas ago

Avaliação morfológica: 6 pontos críticos no debate do Nelore ideal

A avaliação morfológica do touro INDHU FIV HRO, cotado em R$ 9,96 milhões, gera debates…

6 horas ago

Saiba por que os cães de fazenda conseguem perceber movimentos e mudanças que passam despercebidas no dia a dia

O que torna os cães de fazenda tão atentos ao ambiente e por que isso…

9 horas ago

This website uses cookies.