Projeto define critérios para teste de brucelose
O Ministério da Agricultura colocou em consulta pública a proposta de instrução normativa que define os requisitos e critérios para a realização de diagnóstico sorológico de brucelose, por meio do método denominado Teste de Polarização Fluorescente (FPA). O projeto ficará disponível para consulta por 30 dias no site do Ministério da Agricultura, para receber sugestões de órgãos públicos, entidades ou pessoas interessadas.
O exame permite calcular em poucos minutos a quantidade de anticorpos presente nas amostras de soro ou leite. Segundo o Ministério da Agricultura, a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) indica o teste tanto para o trânsito internacional de animais quanto para diagnóstico de rotina nos países, devido a sua qualidade. O governo já aprovou o teste, mas aguarda resultado da consulta pública para a regulamentação.
Gabriela Bicca da Silveira, chefe da Divisão de Brucelose e Tuberculose, explica que uma das bases do programa e do teste é o sacrifício dos animais afetados pelas doenças, para o rígido controle do processo de diagnóstico. A fim de evitar a destinação inadequada de animais reagentes, além da exigência de credenciamento de laboratório para realização do exame, é necessária a participação de médico veterinário habilitado, profissional que responde pelas ações a campo, como a colheita e envio de material para o laboratório, disse ela.
Fonte: OIE
Corujas ajudam no controle de pragas e indicam equilíbrio no jardim. Aprenda a atraí-las sem…
Trombeta-dos-anjos com flores pequenas? O segredo pode estar no espaço das raízes. Descubra como liberar…
O boi China a prazo apresenta variações entre estados brasileiros. Veja a tabela completa com…
Confira o preço da soja saca de 60 kg em todas as regiões do Brasil,…
Confira o preço do milho saca de 60 kg em diferentes estados e cidades do…
O preço da vaca gorda varia entre estados e praças pecuárias. Veja a tabela completa…
This website uses cookies.