Categories: Notícia

Endividamento do setor da cafeicultura

Medidas do Governo para a cafeicultura resolvem parte do endividamento do setor. Renegociação contemplou apenas uma parcela dos produtores de café.

 

Publicidade

Parcela expressiva dos produtores de café não será beneficiada pelo novo prazo de pagamento concedido pelo governo para o pagamento de suas dívidas. O período estabelecido para a renegociação das parcelas vencidas e vincendas é de 1º de julho deste ano a 30 de junho de 2014.

 

É preciso estar atento para o fato de que os novos empréstimos tomados pelo cafeicultor em meio à crise terão vencimento no segundo semestre de 2014, período excluído pelo governo das renegociações. Sendo assim, esses produtores enfrentarão, novamente, enormes dificuldades para pagar suas dívidas.

 

A situação é grave por causa da desvalorização de mais de 30% nas cotações do café arábica este ano, fato que comprometeu fortemente a renda dos cafeicultores e prejudicou a capacidade de pagamento de suas dívidas. É por isto que, há mais de dois meses, o setor aguardava uma resposta do governo ao pleito da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), de suspensão dos pagamentos de todos os créditos rurais da cafeicultura por 120 dias.

 

A CNA pleiteou a prorrogação dos pagamentos por 120 dias de todas as fontes de operações de crédito rural, para que todos os cafeicultores fossem beneficiados e o estudo de viabilidade econômica da atividade cafeeira fosse concluído. Não foi o que ocorreu.

 

De acordo com o Conselho Monetário Nacional, a renegociação não abrange as parcelas vencidas e vincendas do Pesa, Securitização, Dação em Pagamento e Dívidas inscritas ou não da Dívida Ativa da União (DAU). Sendo assim, as medidas anunciadas não atendem o pleito da CNA.

 

Ainda em busca de uma solução para essa questão e ciente da extrema necessidade de um levantamento sobre o real endividamento do setor, a CNA está concluindo um estudo de viabilidade econômica da cafeicultura. O objetivo deste levantamento é possibilitar a definição de propostas estruturantes para que o governo estabeleça uma política de médio e longo prazo que dê sustentabilidade econômica ao setor.

 

Só a partir de um diagnóstico preciso e detalhado dos fatores que levaram ao endividamento do setor poderemos enfim, governo e CNA, estabelecer propostas que realmente resolvam a questão e garantam renda ao cafeicultor do Brasil.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação CNA.

Equipe Agron

Published by
Equipe Agron

Recent Posts

Big Bud 747: Por que o rei dos tratores nunca foi superado?

O Big Bud 747 é uma lenda viva. Com 1.100 cv e 60 toneladas, este…

2 horas ago

O comportamento “vaidoso” dos pavões tem uma função inesperada na proteção do território

Os pavões sempre chamaram atenção pela exuberância visual, mas o comportamento “vaidoso” dos pavões revela…

4 horas ago

7 plantas de sombra para fazer mudas no outono e evitar perdas comuns

No cultivo de plantas de sombra, o outono surge como uma janela estratégica para multiplicação…

6 horas ago

Mini vacas conquistam pela aparência, mas escondem um comportamento curioso no dia a dia

Mini vacas têm chamado atenção em diferentes regiões por seu porte compacto e aparência dócil,…

1 dia ago

4 árvores frutíferas para fazer mudas no outono e colher em poucos meses

O cultivo de árvores frutíferas ganha um novo ritmo quando o outono chega, trazendo temperaturas…

1 dia ago

O segredo evolutivo da oruga cabeça de serpente revelado

O artigo detalha a impressionante estratégia de sobrevivência da oruga cabeça de serpente, uma larva…

2 dias ago

This website uses cookies.