Safra deve ser menor este ano por causa de problemas climáticos. Mesmo assim, valor da arroba não para de subir.
Os olhares estão voltados para o céu. A primavera é um período que na Bahia costuma fazer muito sol, só que neste ano está sendo diferente. A chuva veio com força e água demais significa problemas.
A alta umidade favorece a proliferação da vassoura de bruxa e da podridão parda e as consequências são perceptíveis na planta e diretamente no fruto.
Na roça de Isidoro Lavigne, por exemplo, há plantas com mais frutos doentes que sadios. Com isso, a produção caiu cerca de 30%.
O tempo chuvoso também é ruim no pós-colheita. As amêndoas demoram mais para secar, ficam mais leves e a qualidade fica comprometida.
A Bahia é o maior produtor nacional de cacau. Este ano são esperadas 150 mil toneladas da amêndoa, queda de 17% em relação a safra passada.
A preocupação do produtor só não é maior porque o preço está atrativo. A arroba está custando em média R$ 90, enquanto em julho, a mesma quantidade era vendida por R$ 75. O aumento se deu principalmente porque o consumo foi maior que a produção mundial, mas também há outros fatores.
“A recuperação da economia americana e da Europa, o teor de cacau no chocolate e o aumento do consumo interno também contribuem”, explica Antônio Zugaib, chefe de planejamento da Ceplac.
Fonte: Globo Rural
Este artigo explora a inovação dos painéis solares que realizam a própria limpeza através de…
Este artigo esclarece a verdade por trás dos vídeos virais sobre o veneno de abelha…
O artigo explora a história por trás do vídeo viral de um peixe que utiliza…
O texto explora o fenômeno viral de uma bougainvillea monumental descoberta em um vilarejo no…
O artigo analisa o fenômeno viral de uma invasão de crustáceos em uma residência, explicando…
Este artigo detalha o fenômeno impressionante que transformou o céu de Shark Bay, na Austrália,…
This website uses cookies.