Qual o problema com as vacas que parem na condição corporal ideal, mas não produzem o esperado?
O escore corporal ideal para vacas leiteiras ao parto é de 3,25. Mesmo assim, há situações em que essas vacas não produzem o esperado na lactação subsequente. Qual seria o problema então? Para responder esta pergunta temos que criar uma segunda pergunta: onde estão as vacas secas da fazenda? Provavelmente em um pasto ruim da fazenda, na encosta de um morro, em um piquete sem sombra, em uma baia no free-stall recebendo a sobra da alimentação das vacas no leite.
Todas estas situações apresentam um ponto em comum: mesmo chegando ao parto com a condição ideal, as vacas estão emagrecendo durante o período seco. Esta gordura corporal está indo diretamente para o fígado, onde é metabolizada. Assim, a vaca que perde condição corporal na secagem inicia a lactação com cirrose. Agora, tente imaginar uma vaca com cirrose produzindo 30 kg de leite.
Pesquisadores da Irlanda dividiram 93 vacas holandesas em dois grupos: as que perderam peso durante o período de secagem e as que mantiveram peso. O grupo que perdeu peso produziu menos na lactação seguinte, demorou mais tempo para atingir o pico de lactação e obteve uma queda maior de produção após o pico de lactação.
Além disso, vacas que perderam peso durante a secagem adoeceram com mais frequência quando comparadas ao grupo que não perdeu peso. O custo com tratamento de um animal doente pode ser alto, mas o maior impacto está no leite perdido e na mão de obra despendida. Animais que adoecem em uma lactação possuem uma chance muito pequena de produzir o leite esperado na mesma lactação, o que leva a uma perda “invisível” muito grande na fazenda.
A meta do nutricionista no período em que a vaca não está em lactação (seco) deve ser fornecer o máximo de forragem para que ela não perca peso. O máximo de forragem por questões de custos, e não perder peso por questões fisiológicas, que podem levar a um processo de infiltração de gordura no fígado e cirrose.
Portanto, se a meta que o nutricionista recomenda na fazenda é que os animais devem parir com condição corporal de 3,25, 75% das vacas devem estar nesta condição na secagem e também ao parto. Se os animais estiverem perdendo peso durante o tempo de secagem é necessário aumentar a quantidade de forragem ou aumentar o concentrado. Se estiverem ganhando peso neste período, o inverso é recomendado.
Fonte: Rehagro.
A produção de carne Wagyu no Brasil cresce 30% e movimenta bilhões. Descubra como a…
Os embargos e desmatamento não são apenas multas; eles bloqueiam crédito e vendas. Descubra como…
O acesso do gado no rio pode gerar multas de R$ 5 mil por hectare.…
A arroba do boi gordo mantém viés de alta após o Carnaval. Com escalas curtas…
Descubra como conduzir o cacto-macarrão para formar ramos longos e pendentes com luz, poda estratégica…
Veja 4 sinais de que o gato Persa pode estar sofrendo com ar seco e…
This website uses cookies.