Frio em excesso, durante o inverno, pode provocar prejuízo na criação. Alguns cuidados podem evitar, inclusive, a morte de animais.
Na cabanha que fica em Uruguaiana, na fronteira oeste gaúcha, a rotina de cuidados na época mais fria do ano exige dedicação de Oli Barbosa, que trabalha há 35 anos cuidando de ovelhas e carneiros.
O excesso de casco, por exemplo, precisa ser retirado. “Sempre tem que cortar, senão entorta as patas”, diz.
Em dias de chuva ou muito frio, os animais que são preparados para feiras e exposições ficam confinados em um galpão.
O veterinário Vilson Dorneles explica que os criadores devem ter um cuidado maior principalmente com as raças produtoras de lã. “A chuva estraga e todo o preparo é perdido. As raças produtoras de carne também precisam ficar protegidos para não pegar sujeira, espinhos e contaminações”.
Outros cuidados com os cordeiros, como os nascimentos antecipados, podem evitar muitas mortes no inverno.
O Rio Grande do Sul tem o maior rebanho de ovinos do país, com mais de 4 milhões de animais.
Fonte: Globo Rural
A cotação do boi gordo e da vaca iniciou a semana em alta em São…
O mercado de reposição Nelore em Goiás apresenta forte valorização em 2026. Confira os preços…
A Produção de Soja no Brasil dobrou em dez anos com foco em tecnologia e…
A Escala de Abate no Brasil desabou em 2026. Entenda como a retenção de fêmeas…
O avanço do xenotransplante suíno no Brasil: USP celebra o nascimento do primeiro porco clonado.…
O motor de gravidade com rotor de Viktor Bakhirev promete energia limpa e infinita. Descubra…
This website uses cookies.