Original Title: A.caj_F091a.jpg
Workshop discute controle do carrapato causador da Febre Maculosa.
Workshop a se realizar no dia 15 de agosto de 2013 no Instituto de Zootecnia, IZ, em Nova Odessa, SP, discute o controle dos carrapatos Amblyomma, o carrapato conhecido como ?estrela, vermelhinho ou micuim? e Rhipicephalus (Boophilus) microplus, o carrapato-do-boi. Para abrir o evento, a pesquisadora Cecília José Veríssimo, do IZ, falará sobre fatores que afetam a fase de vida livre de carrapatos, abordando especialmente o carrapato-do-boi.
Em seguida, haverá duas palestras sobre o carrapato do gênero Amblyomma, transmissor da febre maculosa. A febre maculosa é uma doença aguda que pode ser fatal, e que vem causando mortes em pessoas, principalmente na região de Campinas e municípios vizinhos, ano após ano.
O controle desse carrapato será abordado por dois palestrantes com muita experiência no controle desse ácaro. Um deles é o médico veterinário do Programa de Vigilância e Controle de Carrapatos da Secretaria da Saúde do município de Americana, SP, José Brites Neto, com grande experiência no monitoramento de áreas de risco de febre maculosa naquele município.
José Brites Neto foi aluno do Curso de Pós-graduação em Produção Animal Sustentável do Instituto de Zootecnia, e defendeu a tese ?Diagnóstico epidemiológico de infectividade para Rickettsia rickettsii em Amblyomma spp. no município de Americana, SP?.
O outro palestrante, Carlos Alberto Perez, também é pesquisador, e tem experiência no controle desse carrapato em áreas maiores, com grande circulação de pessoas, que é o campus da ESALQ, em Piracicaba, e o campus da USP de Ribeirão Preto, aonde já foi detectado a presença do carrapato ?estrela? e a doença febre maculosa.
Outros pesquisadores, Isabele Angelo, Caio Monteiro e Dinalva Mochi foram convidados para uma mesa redonda que vai discutir o controle biológico desses carrapatos com fungos e nematoides. Encerrando a programação, o controle de carrapatos através da adubação do pasto com ureia será abordado pelo professor da UFMG, Romário Cerqueira Leite.
Este é o terceiro evento anualmente programado pelo IZ para discutir o controle de carrapatos. O evento faz parte da disciplina Controle Sustentável de Parasitos de Ruminantes, do Programa de Pós-graduação em Produção Animal Sustentável do Instituto de Zootecnia.
Fonte: Notícias agrícolas.
Os Alertas de Terremoto do Android usam smartphones como rede global para avisos sísmicos, salvando…
Entenda como o alerta sísmico Android usa celulares para detectar terremotos e avisar pessoas segundos…
Entenda os ciclos de Milankovitch, como eles afetam o clima da Terra e por que…
O confinamento bovino deve crescer em 2026, impulsionado pela pecuária intensiva e mercado aquecido. Veja…
Veja o preço do milho saca de 60 kg no Brasil hoje e entenda variações…
Confira o preço da soja nas principais regiões produtoras do Brasil e veja onde a…
This website uses cookies.