Categories: Notícia

BA discute formas de combater praga nas lavouras

A lagarta helicoverpa armígera tem causado muito prejuízo. Em Luís Eduardo Magalhães foram discutidas alternativas de combate.

 

Publicidade

O seminário brasileiro sobre a helicoverpa foi realizado no município de Luís Eduardo Magalhães, no oeste baiano, região mais prejudicada pelo ataque da lagarta na Bahia.

No encontro, foram discutidas alternativas para o controle de pragas nas lavouras. Os pesquisadores querem criar formas de manejo que reduzam os ataques.

De acordo com a Associação Baiana dos Produtores de Algodão, ABAPA, os prejuízos causados pela lagarta helicoverpa armígera nas lavouras de algodão do oeste da Bahia chegam a quase R$ 1,5 bilhão.

Essa não é a primeira vez que a praga resulta em perdas na região, só que na safra passada, os produtores não sabiam com quem estavam lidando.

O produtor Luiz Antônio Pradella planta soja e milho. Ele participou do seminário para saber mais sobre a lagarta e como combater a praga.

A lagarta helicoverpa armígera é uma praga exótica, chegou ao Brasil há poucos anos e provoca grandes prejuízos econômicos. Ela ataca a estrutura reprodutiva da planta, se alimenta da maçã do algodão e da vagem da soja em formação.

O diretor do Departamento de Sanidade Vegetal do Ministério da Agricultura, Cósam Coutinho, foi um dos palestrantes do seminário e falou sobre o Programa Nacional de Manejo. Ele disse que 15 produtos já foram liberados para combater a praga.

A lagarta helicoverpa armígera já foi registrada em lavouras de 15 estados. O prejuízo com o ataque do inseto pode passar dos R$ 10 bilhões.

 

Fonte: Globo Rural

Janielly Santos

Published by
Janielly Santos

Recent Posts

Preço futuro do boi gordo: Oportunidade ou prejuízo em 2026?

O preço futuro do boi gordo recua na B3 para julho e setembro, destoando do…

23 minutos ago

Custos de produção caem, mas recuo do boi gordo esmaga lucros

Embora os custos de produção sigam baixos no confinamento, a queda no preço da arroba…

42 minutos ago

Mercado do boi gordo: O sinal de alerta da cota China

As incertezas sobre as exportações afetaram o mercado do boi gordo. Confira os preços da…

60 minutos ago

Safrinha: 2 números que valem mais que o preço do milho

O custo por saca produzida determinou quem lucrou na safrinha. Dados de 102 fazendas revelam…

1 hora ago

A reação dos cavalos a som, luz e movimento que entrega mais sobre o ambiente do que muita gente imagina… e isso muda tudo no que você achava que sabia

Cavalos interpretam mudanças ao redor com uma sensibilidade que transforma sons, luzes e movimentos em…

2 horas ago

This website uses cookies.