Produtores de milho e soja aprimoram técnicas de produção no MS.
A partir do mês de setembro 500 produtores de soja e milho de Mato Grosso do Sul estarão em sala de aula para aprimorar técnicas, estudar sobre sustentabilidade, saúde e gestão no ambiente do trabalho. Posteriormente a essa etapa, os agricultores receberão em suas propriedades uma equipe que oferecerá assistência técnica gratuita em prol do desenvolvimento de sua produção.
A ação faz parte do projeto Soja Plus que, entre 24 e 26 de julho, capacita em Campo Grande (MS) 13 profissionais do agronegócio que viajarão o Estado repassando informações aos produtores inscritos.
O gerente de sustentabilidade da Associação das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Bernardo Pires, é responsável por transmitir orientações aos agrônomos, administradores e instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural Rural (Senar/MS), que estão em capacitação em Campo Grande e a partir do primeiro semestre de 2014, após encerradas as aulas teóricas dos agricultores, passarão a visitar cada propriedade, fazendo diagnósticos, implantando melhorias e repassando informações.
“Nossa meta é tonar o Soja Plus o maior programa de gestão de propriedade rural do país, preparando o produtor para atender as demandas de forma mais sustentável do ponto de vista econômico, social e ambiental”, afirmou Pires, que já desenvolve o mesmo programa no Mato Grosso, beneficiando em torno de 3 mil produtores naquele Estado.
De acordo com o presidente da Associação dos Produotes de Soja (Aprosoja/MS), Almir Dalpasquale, quem ganha com o Soja Plus é o produtor e a sociedade, com maior qualidade no produto. “A soja é a principal cultura agrícola do Brasil, em volume e geração de renda, e com o milho o cenário é semelhante. Quem se detém a essa atividade, precisa estar informado, atualizado e atento às tecnologias, que beneficiarão toda a comunidade, direta ou indiretamente”, destacou o presidente.
O Soja Plus é uma parceria entre a Aprosoja/MS, Senar/MS, Abiove e Federação da Agricultura e Pecuária – FAMASUL. E além dos cursos relacionados à legislação trabalhista rural (NR 31), sobre qualidade de vida no trabalho e capacitação, o programa orientará os produtores sobre as normas de instalações nas propriedades rurais de depósito de embalagens, tanque de combustível e alojamentos.
Os técnicos responsáveis pelas assistências distribuirão kits compostos por placas de advertência, adesivos e formulários de controle para serem utilizados nas propriedades, facilitando que o produtor atenda aspectos exigidos pela legislação.
Fonte: Agronotícias.
O som seco do ovo encostando no ninho quase passa despercebido, mas há algo intrigante…
O pulgão-do-milho ameaça lavouras com perdas de até 60%. Saiba como identificar os sinais precoces…
Descubra qual o melhor capim para pasto irrigado e como transformar sua fazenda em uma…
O Banteng é um dos bovinos mais raros do mundo. Descubra como este gado selvagem…
O sono dos cavalos vai além do cochilo em pé. Descubra por que o descanso…
Confira o preço do milho para a saca de 60 kg hoje, 30/04/2026. Veja a…
This website uses cookies.