O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) divulgou portaria, apontando a ocorrência da Helicoverpa Armigera (lagarta), uma das mais novas pragas que surgiu nas lavouras, em 66 cidades do Estado, entre elas, Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum.
A constatação se deu a partir de análise laboratorial para a praga, se enquadrando na Instrução Normativa da entidade, que aponta para emissão da “autorização de uso emergencial” de agrotóxico como ingrediente ativo único a substância Benzoato de Emamectina. A delimitação por Unidade Regional Administrativa, se dá com a detecção da praga em no mínimo 20% dos municípios que a compõe.
O Ministério da Agricultura autorizou na quinta-feira (4), a utilização de dois produtos biológicos (o vírus VPN HzSNPV, conhecido como Baculovírus, e o Bacillus Thuringiensis, um tipo de bactéria) e três químicos (Clorantraniliprole, Clorfenapyr e Indoxacarbe) no combate à Helicoverpa.
O Grupo Helicoverpa, criado pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) para o combate à praga definiu na quarta-feira (10), as linhas de trabalho e estudo para identificação e o controle da lagarta. Inicialmente está sendo feito monitoramento da praga, para futuras medidas serem tomadas. Integram o grupo membros de instituições de representatividade do agronegócio, universidades e consultorias.
As cidades nas quais foram detectadas a praga são: Chapada dos Guimarães, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Juara, Lucas do Rio Verde, Nova Maringá, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos, Santa Rita do Trivelato, São José do Rio Claro, Sorriso, Tabaporã, Tapurah, Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Campo Verde, Dom Aquino, Guiratinga, Itiquira, Jaciara, Juscimeira, Paranatinga, Pedra Preta, Poxoréo, Primavera do Leste, Rondonópolis, Santo Antônio do Leste, São José do Povo, São Pedro da Cipa, Tesouro, Água Boa, Araguaiana, Araguainha, Barra do Garças, Campinápolis, Canarana, Cocalinho, Gaúcha do Norte, General Carneiro, Nova Nazaré, Nova Xavantina, Novo São Joaquim, Pontal do Araguaia, Pon- te Branca, Querência, Ribeirão Cascalheira, Ribeirãozinho, Torixoréu, Alto Paraguai, Arenápolis, Barra do Bugres, Campo Novo do Parecis, Denise, Diamantino, Nortelândia, Nova Marilândia, Nova Olímpia, Porto Estrela, Santo Afonso, Tangará da Serra, Brasnorte, Campos de Júlio e Sapezal.
Fonte: Agronotícias MT Weverton Correa.
Confira a atualização do preço da soja em diversas regiões do Brasil. Veja onde a…
Confira o preço do milho hoje nas principais praças do Brasil. Tabela atualizada com valores…
Confira a atualização do preço do boi china em diversas regiões. São Paulo lidera o…
O preço da vaca gorda registra altas em praças estratégicas como SP e MS. Confira…
O preço da novilha gorda apresenta viés de alta em diversas praças brasileiras. Confira a…
O preço do boi gordo apresenta tendência de alta em diversas regiões do Brasil. Confira…
This website uses cookies.