Categories: Notícia

Produção Integrada de Uva para Processamento

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou, recentemente, portaria que designa os membros da comissão técnica (confira nominata a seguir) para a Produção Integrada de Uva para Processamento (PIUP). A principal atribuição dela será apresentar o texto final da normatização que regulará a PIUP no país, tarefa que deve ser concluída até o final deste ano, prevê o presidente da comissão, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho Samar Velho da Silveira.

 

Publicidade

A PI, sintetiza o pesquisador, tem como finalidade uma produção agropecuária otimizada, conjugando qualidade com aspectos como a redução do uso de agrotóxicos, de forma a beneficiar produtor, consumidor e meio ambiente.

 

A elaboração de regras para a Produção Integrada de Uva para Processamento, em trabalho envolvendo instituições públicas e produtores, iniciou-se em 2010. Desde então elas vêm sendo aperfeiçoadas, de acordo com os resultados obtidos em campos experimentais de vinhedos instalados na Serra e na Campanha gaúchas, na região metropolitana de Curitiba (PR) e no Vale do Submédio São Francisco.

 

Finalizada a norma pela comissão técnica da PIUP, ela seguirá para o Mapa, para, enfim, ser publicada no Diário Oficial da União. “Dessa forma, o setor vitivinícola brasileiro poderá adotar e certificar o sistema da Produção Integrada de Uva para Processamento, o qual permite agregação de valor, competitividade de mercado, rastreabilidade da produção e segurança alimentar”, salienta Silveira.

 

A normatização, detalha ele, está dividida em 15 áreas temáticas (dentre as quais, recursos naturais, sistema de rastreabilidade e auditoria, análises de resíduos e capacitação). Em cada item, as práticas são classificadas como obrigatórias, recomendadas ou proibidas.

 

Outra atribuição da comissão técnica da PIUP será elaborar os ‘Requisitos de Avaliação da Conformidade’ (RACs) que permitirão ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) emitir certificação para produtores adequados às normas da Produção Integrada de Uva para Processamento.

 

Fonte: Embrapa Uva e Vinho

Equipe Agron

Published by
Equipe Agron

Recent Posts

3 posições estratégicas para manter a jiboia cheia, pendente e com folhas maiores dentro de casa

Jiboia cresce mais cheia e pendente quando bem posicionada; veja 3 locais estratégicos dentro de…

11 horas ago

3 cuidados com o Shih Tzu que ajudam a evitar crises respiratórias silenciosas em dias quentes e abafados

Shih Tzu exige atenção extra no calor; veja 3 cuidados simples que ajudam a evitar…

11 horas ago

Pouca gente sabe, mas 4 podas leves fazem a planta-renda-portuguesa se fortalecer

Planta-renda-portuguesa fica mais densa e forte com quatro podas leves feitas no momento certo.

2 dias ago

Um hábito diário pouco notado afeta diretamente o temperamento do Beagle

Descubra como um hábito diário influencia o temperamento do Beagle e aprenda ajustes simples para…

2 dias ago

População de cães no Brasil dispara e gera R$ 80 bilhões

O artigo analisa o impressionante crescimento da população de cães no Brasil, que hoje lidera…

2 dias ago

Drones agrícolas: o segredo do Brasil para superar a China

Este artigo detalha a rápida expansão dos drones agrícolas no Brasil e como essa tecnologia…

2 dias ago

This website uses cookies.