Categories: Notícia

Zoneamento orienta plantio de soja e milho em MT

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou nesta quinta-feira (11) as portarias de aprovação para o Zoneamento Agrícola de Risco Climático para as culturas de arroz, feijão, milho e soja para o ano agrícola 2013/14 no Brasil.

 

As publicações identificam os municípios considerados aptos para a semeadura, elencam os períodos que oferecem menor risco às cultura na safra, além das cultivares mais indicadas. De acordo com o Mapa, para se definir as chamadas épocas ideias para de semeadura levaram-se em conta análises térmicas e hídricas.

 

Em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul as orientações para cultivo envolvem todas as culturas. Somente com feijão os dois estados cultivaram juntos em 2011/12 uma área superior a 10 mil hectares, colhendo acima de 17 mil de toneladas.

 

No mesmo ciclo agrícola, a produção conjunta destes dois estados somou 624,1 mil toneladas de arroz sequeiro; 904,8 mil toneladas em milho primeira safra e outras 29,3 milhões de toneladas em soja.

 

Mato Grosso é o principal produtor brasileiro de soja e para a temporada 2013/14 são esperadas mais de 25,4 milhões de toneladas, um crescimento de 8,03% sobre 2011/12 quando foram 23,5 milhões ton, segundo o Instituto Mato-grossense de Pesquisa Agropecuária (Imea).

 

Fonte: Agro Debate Leandro J. Nascimento

Equipe Agron

Published by
Equipe Agron

Recent Posts

Aspargo-Alfinete: O arbusto ornamental que suporta vento, calor e variações climáticas e os nutrientes que mantêm a folhagem sempre vibrante

O aspargo-alfinete combina resistência natural com uma folhagem delicada, mas sua aparência depende diretamente da…

21 minutos ago

O comportamento curioso da coruja e por que sua imagem de mistério não nasceu por acaso, já que seus hábitos e sentidos realmente a colocam em outro nível entre as aves

A combinação de visão adaptada à escuridão, audição extremamente precisa e hábitos silenciosos fez da…

1 hora ago

Mercado do boi gordo pode virar no fim de 2026; Entenda

O mercado do boi gordo segue pressionado, mas a redução do confinamento e as incertezas…

13 horas ago

Preço do leite ao produtor sobe pela quarta vez seguida em 2026

O preço do leite ao produtor subiu 10,4% em abril, impulsionado pela menor oferta e…

14 horas ago

Frio não é o maior desafio das vacas Holandesas no RS

Vacas Holandesas toleram baixas temperaturas, mas a umidade do inverno gaúcho aumenta riscos de mastite,…

16 horas ago

This website uses cookies.