Paulínia recebeu 1ª carga de etanol via duto, informa Petrobras. Início da operação comercial está prevista para julho.
A primeira transferência de etanol hidratado por meio de um duto da Logum Logística foi realizada nesta semana, informou nesta quinta-feira a Petrobras, uma das sócias do empreendimento.
O duto de 24 polegadas liga o Terminal Terrestre de Ribeirão Preto, importante região produtora de etanol, à Refinaria de Paulínia (Replan), em um trecho de 206 km. Segundo a Petrobras, a 1ª transferência de etanol pelo duto foi realizada no dia 25.
Esta é a primeira etapa do empreendimento que transportará etanol por cinco estados brasileiros e que integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), estimado em R$ 7 bilhões, constituído de modais dutoviário e hidroviário.
“A operação comercial definitiva desse ativo, prevista para julho, permitirá a venda do etanol hidratado em Paulínia ou a sua transferência, por meio de outros dutos, para Barueri e para o Rio de Janeiro”, informou a estatal, em comunicado.
“A iniciativa permitirá a coleta de etanol dos centros produtores, principalmente dos Estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo, e o transporte do combustível até os grandes centros consumidores do Sudeste do País, permitindo inclusive cabotagens e exportações”, acrescentou a Petrobras.
A Transpetro, braço de logística da Petrobras, será operadora do duto de etanol.
A Petrobras é acionista da Logum juntamente com os sócios Camargo Corrêa Construções e Participações, Copersucar, Raízen Energia, Odebrecht Transport Participações e Uniduto Logística.
Quando estiver pronto, o etanolduto terá 1,3 mil quilômetros, passando por 45 municípios, até chegar aos portos de São Sebastião (SP) e do Rio de Janeiro (RJ).
Fonte: G1, em São Paulo
Descubra como a comunicação química entre plantas e insetos molda a natureza. Conheça as estratégias…
O confinamento de bovinos cresceu 16% no Brasil, atingindo 9,25 milhões de cabeças. Saiba por…
A previsão do tempo para agricultura indica transição para El Niño em 2026. Veja como…
A morte de vacas por manga ocorre devido à acidose e ao timpanismo. Entenda os…
A estiagem severa castiga a soja em Mato Grosso do Sul, atingindo 640 mil hectares.…
A previsão do tempo 2026 traz surpresas: La Niña inexistente, neutralidade climática e a ameaça…
This website uses cookies.