Categories: Notícia

Plano ABC: Pré-inscrição para qualificação

PLANO ABC: SENAR-MT recebe pré-inscrições para qualificação de projetistas.

 

Publicidade

A primeira turma do Programa Especial de qualificação para projetista do Plano de Agricultura de Baixo Carbono (Plano ABC), formatado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), ocorrerá no mês de julho. Por isso, a instituição de ensino rural já está com as pré-inscrições abertas.

 

De acordo com o analista de Educação Profissional Rural do SENAR-MT, Eduardo Silveira, responsável pela capacitação, a turma piloto será realizada em Cuiabá com 15 participantes e a intenção é que pelo menos oito novas turmas sejam realizadas nas regionais da instituição rural (Barra do Garças, Campo Novo do Parecis, Colider, Juína, Querência, Rondonópolis, São José dos Quatro Marcos e Sorriso) , treinando 135 pessoas.

 

“Além de atender aos produtores rurais, um dos objetivos do SENAR-MT é contribuir com os compromissos de redução da emissão de Gases do Efeito Estufa assumidos pelo Brasil, no âmbito dos acordos climáticos internacionais”, revelou Silveira.

 

“A demanda pela capacitação surgiu da constatação de que os produtores rurais de Mato Grosso pouco acessavam as linhas de crédito do Programa ABC”, explicou o analista do SENAR. “O maior obstáculo estava na aprovação desses projetos pelas agencias financiadoras”, observou.

 

Para Mato Grosso sete linhas de crédito estão disponíveis: Recuperação de Pastagens Degradadas; Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e Sistemas Agroflorestais;  Sistema Plantio Direto;  Fixação Biológica de Nitrogênio; Florestas Plantadas; Tratamento de Dejetos Animais; e Adaptação às Mudanças Climáticas.

 

Além da Sedraf e Embrapa são parceiros do Senar da qualificação as agencias financiadoras:  Banco do Brasil, Sicred e Banco do Amazônia.

 

Durante o treinamento de 40 horas (oito horas diárias, ou seja uma semana) os participantes receberão informações sobre Manual de Crédito Rural; Orçamento, Plano e Projeto; Plano Agrícola 2012/2013; Contextualização das linhas de crédito; Recursos do BNDES entre outras informações.

 

O aperfeiçoamento é direcionado para pessoas com mais de 18 anos e que já atuam na área de projetos. A taxa de inscrição é de R$ 50,00 e os interessados devem procurar o analista Eduardo Silveira pelo telefone (65) 3928- 5887.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do SENAR-MT

Equipe Agron

Published by
Equipe Agron

Recent Posts

O mistério das construções de pedra incas que se encaixam perfeitamente sem cimento e os 3 métodos de engenharia sísmica que desafiam a ciência moderna

Muito antes dos cálculos computadorizados, os incas desenvolveram técnicas capazes de absorver terremotos, distribuir cargas…

4 horas ago

Bezerros Nelore impressionam e prometem novo recorde de peso

O lote de bezerros Nelore da Santa Cruz surpreende o mercado com potencial de 300…

20 horas ago

Preço da soja saca de 60 kg hoje: Veja a cotação em 32 praças do Brasil

Confira o preço da soja saca de 60 kg hoje nas principais praças do Brasil.…

20 horas ago

Preço do milho: O abismo de valores entre o Sul e o Centro-Oeste

Confira o preço do milho hoje nas principais praças do Brasil. Veja a disparidade de…

21 horas ago

Preço da Vaca Gorda: As 5 praças com maior alta hoje

O preço da vaca gorda registra oscilações importantes e altas em praças estratégicas. Confira a…

22 horas ago

This website uses cookies.