Categories: Notícia

Produção de solo para uso em cultivo protegido

Ações inovadoras otimizam produção de solo para uso em cultivo protegido.

 

Publicidade

A introdução de novos métodos na produção de preparo do solo para uso em cultivo protegido, objeto de um trabalho que vem sendo desenvolvido pela Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) desde 2012, mostra agora os resultados. Conforme dados apresentados pelo técnico agrícola Ramilton Mourão, que responde pelo setor, em um ano a capacidade de produção do galpão de apoio e preparo de solo foi triplicada: atualmente, são produzidos 6.800 litros de solo por semana. Segundo o técnico, esse salto quantitativo é resultado de novas metodologias adotadas, “que garantiram maior produção em tempo menor, sem prejuízo da qualidade”.

 

“Foram desenvolvidas novas metodologias de produção que permitiram eliminar uma fase do processo, a partir da constatação de que nem todo experimento exigia uma granulometria – classificação de tipos de solos de acordo com os diversos tamanhos de grãos que compõem a amostra – exata. Com isso, eliminamos a fase da peneira, à exceção de experimentos em vasos com capacidade menor que um litro”, explica Ramilton. “Também faz parte do processo uma maior atenção dispensada à esterilização dos vasos, e a implantação de um sistema eletrônico de pedidos para gerar Ordens de Serviço, o que otimizou o cumprimento do prazo de retirada.”

 

A vistoria de telados é outra iniciativa que também vem mostrando bons resultados, por avaliar as condições estruturais e, com isso, identificar as possíveis necessidades de manutenção. A vistoria, de acordo com Ramilton, também traz outra vantagem: aponta os espaços que podem ser ocupados por novos experimentos. “Assim, quando procedemos a ‘varredura’ e cruzamos as informações, ficamos com um mapeamento completo da utilização dos telados e das bancadas da Unidade”, aponta.

 

Esse conhecimento é visto também como de fundamental importância para dimensionar o uso dos insumos que são utilizados nos experimentos de pesquisa, ao permitir medir e racionalizar a aplicabilidade e a quantidade de produtos que são utilizados. “A partir dessa perspectiva, é possível aperfeiçoar o processo de gestão, já que os gargalos e entraves ficam à mostra, o que permite discutir e encontrar soluções mais rapidamente”, anota.

 

BALANÇO

 

Atualmente, a Embrapa Hortaliças possui 72 telados, 460 bancadas e cerca de dois hectares de cultivo em ambiente protegido. No primeiro trimestre de 2013, foram produzidos 133 mil litros de solos esterilizados e corrigidos, o que dá uma média mensal de produção em torno de 40 mil litros, bem acima do total obtido no primeiro semestre de 2012, com sete mil litros de média mensal.

 

Fonte: Embrapa Hortaliças 

Equipe Agron

Published by
Equipe Agron

Recent Posts

O canto do galo ao amanhecer segue um ritmo preciso, revela hierarquia invisível e pode indicar mudanças no ambiente antes mesmo do dia clarear

O galo inicia vocalização em ciclos repetitivos ao amanhecer, sincroniza grupo, reforça domínio e reage…

1 hora ago

Usar sal grosso na privada à noite é o hábito simples que ajuda a manter o vaso limpo e sem odor por mais tempo

O cheiro volta sempre no mesmo horário. No fim do dia, quando a casa já…

1 hora ago

O custo financeiro e ambiental oculto no mar de plástico

Mar de plástico é o nome dado à gigantesca concentração de estufas na província de…

18 horas ago

A incrível despedida da égua Nina: prova de lealdade animal

Lealdade animal é o termo que define a conexão profunda e incondicional entre seres de…

19 horas ago

Animais marinhos treinados reduzem custos e riscos navais

Animais marinhos treinados, como golfinhos e leões-marinhos, desempenham funções vitais na detecção de ameaças subaquáticas…

19 horas ago

eVTOL reduz custos de transporte e tempo no trânsito urbano

O eVTOL representa o ápice da mobilidade aérea urbana, transformando trajetos de uma hora em…

19 horas ago

This website uses cookies.