Categories: Notícia

Produção de solo para uso em cultivo protegido

Ações inovadoras otimizam produção de solo para uso em cultivo protegido.

 

Publicidade

A introdução de novos métodos na produção de preparo do solo para uso em cultivo protegido, objeto de um trabalho que vem sendo desenvolvido pela Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) desde 2012, mostra agora os resultados. Conforme dados apresentados pelo técnico agrícola Ramilton Mourão, que responde pelo setor, em um ano a capacidade de produção do galpão de apoio e preparo de solo foi triplicada: atualmente, são produzidos 6.800 litros de solo por semana. Segundo o técnico, esse salto quantitativo é resultado de novas metodologias adotadas, “que garantiram maior produção em tempo menor, sem prejuízo da qualidade”.

 

“Foram desenvolvidas novas metodologias de produção que permitiram eliminar uma fase do processo, a partir da constatação de que nem todo experimento exigia uma granulometria – classificação de tipos de solos de acordo com os diversos tamanhos de grãos que compõem a amostra – exata. Com isso, eliminamos a fase da peneira, à exceção de experimentos em vasos com capacidade menor que um litro”, explica Ramilton. “Também faz parte do processo uma maior atenção dispensada à esterilização dos vasos, e a implantação de um sistema eletrônico de pedidos para gerar Ordens de Serviço, o que otimizou o cumprimento do prazo de retirada.”

 

A vistoria de telados é outra iniciativa que também vem mostrando bons resultados, por avaliar as condições estruturais e, com isso, identificar as possíveis necessidades de manutenção. A vistoria, de acordo com Ramilton, também traz outra vantagem: aponta os espaços que podem ser ocupados por novos experimentos. “Assim, quando procedemos a ‘varredura’ e cruzamos as informações, ficamos com um mapeamento completo da utilização dos telados e das bancadas da Unidade”, aponta.

 

Esse conhecimento é visto também como de fundamental importância para dimensionar o uso dos insumos que são utilizados nos experimentos de pesquisa, ao permitir medir e racionalizar a aplicabilidade e a quantidade de produtos que são utilizados. “A partir dessa perspectiva, é possível aperfeiçoar o processo de gestão, já que os gargalos e entraves ficam à mostra, o que permite discutir e encontrar soluções mais rapidamente”, anota.

 

BALANÇO

 

Atualmente, a Embrapa Hortaliças possui 72 telados, 460 bancadas e cerca de dois hectares de cultivo em ambiente protegido. No primeiro trimestre de 2013, foram produzidos 133 mil litros de solos esterilizados e corrigidos, o que dá uma média mensal de produção em torno de 40 mil litros, bem acima do total obtido no primeiro semestre de 2012, com sete mil litros de média mensal.

 

Fonte: Embrapa Hortaliças 

Equipe Agron

Published by
Equipe Agron

Recent Posts

Transmissão de eletricidade sem fio: O segredo da Finlândia

O artigo analisa o recente vídeo viral sobre a suposta transmissão de eletricidade pelo ar…

10 horas ago

Crise da carne bovina fecha 15 mil fazendas nos EUA

O artigo analisa a grave crise que atingiu a pecuária e a agricultura dos Estados…

10 horas ago

O segredo da energia da chuva que a indústria solar não conta

O artigo detalha como a nova tecnologia de nanogeradores triboelétricos permite converter o impacto dos…

10 horas ago

O segredo da bateria de diamante que gera energia eterna

O artigo explora a revolucionária bateria de diamante desenvolvida no Reino Unido, que utiliza carbono-14…

10 horas ago

Ciclo de vida dos insetos: o segredo bizarro revelado

O artigo explora as transformações surpreendentes do ciclo de vida dos insetos, partindo de conteúdos…

10 horas ago

Arqueias de Asgard: O segredo bilionário da vida complexa

O artigo explora a descoberta científica que aponta as Arqueias de Asgard como o ancestral…

10 horas ago

This website uses cookies.