Categories: Notícia

Grupo discute controle da mosca branca

 

Grupo de Trabalho responsável pela elaboração do Programa Nacional de Controle de Lagartas e Mosca Branca se reuniu, pela primeira vez, no dia 24 de maio, na sede do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Brasília (DF).

Publicidade

 

Os participantes do grupo discutiram quais diretrizes de manejo serão adotadas para auxiliar os produtores rurais no combate à mosca branca e alguns gêneros de lagartas com grande potencial de infestação, entre elas, a Helicoverpa armigera.

 

De acordo com o coordenador do grupo e diretor do Departamento de Sanidade Vegetal (DSV/Mapa), Cosam Coutinho, a equipe tem 30 dias para apresentar ao ministro uma proposta de programa nacional de controle dessas pragas, no qual haverá participação de todos responsáveis pela produção agrícola de produtos vegetais que são hospedeiros das mesmas. “As medidas priorizaram a utilização de manejo integrado como sistema de produção que evite a explosão populacional desses agentes biológicos”.

 

O grupo de trabalho, responsável por apresentar essas propostas, foi criado pela Portaria N° 75, publicada em 21 de maio no Diário Oficial da União, e é composto por representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) e da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), além do Ministério da Agricultura.

 

Coutinho avisa que em 15 dias, a primeira proposta do programa será encaminhada para todos os integrantes do grupo e, em no máximo três semanas, uma nova reunião será marcada para consolidar as sugestões e encaminhar o documento para análise do ministro da Agricultura, Antônio Andrade.

 

Entre as propostas, está a de criar um sistema de monitoramento, com o cadastro de produtores agrícolas nacionais, que permita acompanhar problemas decorrentes de infestações de pragas. O sistema será criado em parceria com a Embrapa e alimentado com informações coletadas pelos órgãos estaduais de defesa agropecuária, que fazem parte do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa).

 

Fonte: Globo Rural On-line

Janielly Santos

Published by
Janielly Santos

Recent Posts

Produtor Rural Paulista: 84% já usam recursos próprios no giro

O produtor rural paulista está mudando sua forma de investir. Descubra como o uso de…

1 hora ago

O que mudou no Zarc Níveis de Manejo? Veja as novidades

O Zarc Níveis de Manejo amplia subvenção do seguro rural para até 50%. Confira as…

1 hora ago

O fim da retenção? Por que o Boi Gordo está caindo agora

O mercado do boi gordo enfrenta queda com pastagens ruins e cautela dos frigoríficos. Descubra…

1 hora ago

Boi China: Salvaguarda dispara preços e lucro no campo

O Boi China lidera a alta na arroba após novas regras de exportação. Descubra os…

2 horas ago

Boi Gordo: Preços caem em praças estratégicas nesta quarta

Confira o preço da arroba do boi gordo hoje em todo o Brasil. Veja a…

6 horas ago

Preço da Novilha Gorda: Cotações sobem em praças estratégicas

Confira a tabela atualizada do preço da novilha gorda nas principais praças do Brasil. Veja…

6 horas ago

This website uses cookies.