Portos receberão mais de R$ 50 bilhões em investimentos, estima Abdib
O novo marco regulatório para os portos brasileiros, aprovado pelo Congresso Nacional, resultará, em médio prazo, em investimentos privados superiores a R$ 50 bilhões, segundo a Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib). De acordo com a entidade, esses investimentos darão impulso também aos polos produtivos que estão em desenvolvimento no interior do país.
Em nota divulgada hoje (17), a Abdib avalia que, com a nova legislação, o país terá condições para impulsionar os recursos necessários para aumentar a concorrência, reduzir custos, melhorar a eficiência logística e retirar as barreiras que dificultam o investimento privado em novos terminais ao longo da costa brasileira. Além disso, criará condições para atender à demanda de diferentes polos produtivos que se desenvolvem pelo interior do Brasil.
De acordo com a Abdib, o fim da distinção entre mercadoria própria e de terceiros permitirá que os empreendedores privados voltem a construir terminais portuários para escoar qualquer tipo de carga, contribuindo para dinamizar o fluxo de transporte e o comércio exterior, bem como reduzir custos por meio do aumento da concorrência e da produtividade. O texto da Medida Provisória dos Portos, aprovado pelos parlamentares, abre espaço para a criação de portos privados que poderão operar cargas de terceiros – atualmente os terminais privados só podem movimentar cargas próprias.
Fonte: Agência Brasil
Com aumento de 55% no preço da carne bovina, consumidores argentinos passam a substituir proteína…
O som da gordura tocando a grelha parece familiar, quase reconfortante, enquanto o cheiro invade…
O produtor rural paulista está mudando sua forma de investir. Descubra como o uso de…
O Zarc Níveis de Manejo amplia subvenção do seguro rural para até 50%. Confira as…
O mercado do boi gordo enfrenta queda com pastagens ruins e cautela dos frigoríficos. Descubra…
O Boi China lidera a alta na arroba após novas regras de exportação. Descubra os…
This website uses cookies.